Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: IRAQUE (XXXVI)


O Iraque, cuja capital é Bagdá, está situado no Oriente Médio e limita-se ao norte com a Turquia, a leste com o Irã, a sudeste com o Kuwait, ao sul com a Arábia Saudita e a oeste com a Jordânia e Síria. A população do país é de 43.124.058 habitantes e extensão territorial de 437.317 quilômetros quadrados. Inicialmente, o Iraque esteve sob a autoridade do Reino Unido e conquistou a independência em 1932, através do Reino do Iraque; em 1958, a monarquia foi derrubada e criada a República. O Iraque foi colocado sob a autoridade do Reino Unido como o Mandato Britânico da Mesopotâmia.

O país passou por várias guerras: comandada por Saddan Hussein, entre 1980/1988, travou guerra com o Irã e o conflito causou 300 mil mortes de iraquianos e 400 de iranianos; em 1990, deu-se a invasão do Kuwait, Guerra do Golfo, com 100 mil iraquianos mortos e 30 mil kuweitianos. Em 2003 foi a vez de os Estados Unidos invadir e matar Saddam Hussein, que governou o país entre 1979/2003, sob acusação de uso de armas químicas, nunca comprovada. A Mesopotâmia, o berço da civilização, está situada entre os rios Tigre e Eufrates, que percorrem o país, na direção sul. 

A forma de governo é república parlamentarista. O governo é composto pelo executivo, legislativo e judiciário, além de comissões independentes. O país é composto por 19 províncias, subdivididas em distritos. 

A religião predominante no Iraque é islâmica, 96,5%; são cidades principais: Bagdá, Mosul, Irbil. O idioma oficial é o árabe.

Na economia produz trigo, tâmara cevada milho; na pecuária: bovinos, caprinos, ovinos e aves; mineração: petróleo, (95% das receitas em divisas), enxofre, minérios de ferro; indústria: petroquímica, têxtil.

Na economia, destaca-se a agricultura do arroz, milho, cacau, café; o país tem muitos recursos naturais: petróleo bruto, gás natural, estanho, cobre e ouro; na indústria fabrica material eletrônico, têxtil, cimento, mineração. 

O Iraque lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário