Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: IRÃ (XXXVII

O Irã ou Irão, anteriormente conhecida como Pérsia, cuja capital é Teerã ou Teerão, está situado na Ásia Ocidental. Limita-se a norte com Armênia, Azerbaijão, Turquemenistão, Cazaquistão e Rússia, pelo Mar Cáspio; a leste com Afeganistão e Paquistão; ao sul com o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã; a oeste com o Iraque e a noroeste com a Turquia. A população do Irã é de 87.024.725 habitantes e extensão territorial de 1.648.195 quilômetros quadrados. O Irã subdivide-se em 31 províncias, governada por pessoas indicadas pelo Ministério do Interior, depois da aprovação do gabinete; as províncias divide-se em 324 condados e estes em 865 distritos. 

Em 1979, Aiatolá Khomeini iniciou a Revolução Iraniana, expulsando do governo o reinado de Reza Pahlavi, que fugiu. Foi instalada uma república islâmica, com leis baseadas no Islamismo e sob controle do clero. É uma república presidencial autoritária unitária, com um líder supremo, seguido do presidente, do vice-presidente, presidente do Parlamento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça. O presidente é eleito pelo povo para mandato de quatro anos, entre os iranianos xiitas, depois de aprovado o nome pelo Conselho dos Guardiães. O guia supremo é eleito pela Assembleia dos Peritos para mandato vitalício e cabe-lhe nomear o chefe do poder judiciário, de seis dos doze membros do Conselho dos Guardiães, além de outras entidades. Tem competência para demitir o Presidente do Irã.

A Assembleia de Peritos foi constituída para redigir a Constituição de 1979 e, a partir daí, composta por 86 membros, que devem ser clérigos eleitos para o período de oito anos, com o fim de eleger o Guia Supremo, tendo poderes para retirá-lo da função

O legislativo é exercido pelo parlamento unicameral, denominado de Assembleia Consultiva Islâmica, composta por 290 membros, eleitos pelo povo, com mandato de quatro anos. Para concorrer ao cargo de deputado precisa de aprovação dos nomes pelos Conselho dos Guardiães. As leis devem ser remetidas a esse Conselho para verificar se estão em concordância com a Constituição e com o Islão. O chefe do judiciário nomeia o presidente do Tribunal Supremo e o procurador-geral. O sistema legal do Irã funda-se na lei islâmica ou "charia" e dentre outras previsões há aquela que confere a um membro de família de vítima de homicídio, de executar a sentença. Prevê-se penas corporais para crimes como roubo, consumo de bebidas alcoólicas ou adultério, a exemplo de amputação de membros. O Conselho dos Guardiães é composto por doze juristas, metade dos quais especialistas em direito religioso, nomeados pelo Guia Supremo e a outra metade especialistas em direito civil, nomeados pelo Conselho Supremo Judiciário e aprovado pelo parlamento. 

Em torno de 90% da população é composta por muçulmanos, no ramo do xiita do islão, religião oficial do Estado; aproximadamente 8% de muçulmanos sunitas. A Constituição reconhece três minorias religiosas: zoroastrianos, judeus e cristãos; são cidades principais: Teerã, Maxede e Ispaã.

Na economia, destacam-se a petroquímica, petróleo, a têxtil, os automóveis e equipamentos eletrônicos; na pecuária, cria ovino e caprino, camelo continua como meio de transporte. A pesca fornece produtos para consumo interno e externo.

O Irã lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário