Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: IÊMEN (XXXII)

Iêmen, cuja capital é Saná, está localizado no Oriente Médio e limita-se ao norte com Árabia Saudita; a leste com Omã; ao sul pelo mar da Árabia e pelo golfo de Áden e a oeste pelo estreito de Bab el Manded, que separa de Djibouti; é banhado pelo mar Vermelho a oeste e pelo Oceano Índico ao sul. Além do território continental, o Iêmen é constituído de ilhas situadas ao lago do Corno de África. A importância do país situa-se na localização estratégica, situado na rota comercial do petróleo, além de vizinho aos grandes produtores de petróleo: Arábia Saudita, Omã e Irã.

É uma república com forma mista de governo e a divisão administrativa é composta por 19 províncias. O presidente é o chefe de Estado, que é eleito para mandato de sete anos; cabe a ele nomear o vice-presidente, o primeiro-ministro e os membros do governo. O legislativo é composto por duas câmaras, sendo a alta denominado de Shura, com 111 membros, nomeados pelo Presidente e a baixa, com 301 assentos, eleitos para mandatos de seis anos. 

Tem população de 30.614.638 e extensão territorial de 527.968 quilômetros quadrados. As cidades principais são Saná, Áden e Ta'izz. O idioma oficial é o árabe e a religião predominante, o islamismo, 99% da população.

O país é devastado por guerras. A insatisfação popular com a inflação, a corrupção e o sistema político terminou numa guerra civil, que se prolonga entre 2015/2020. Bombardeios de escolas, hospitais, mercados, mesquitas são ocorrências no conflito interno. Mais de 3 milhões de pessoas tiveram de abandonar suas casas, 16 milhões não têm o que comer e mais de 20 mil civis foram feridos ou mortos.

Na economia, o Iemên sustenta-se na exportação de petróleo, que representa 90% de todo valor das exportações. A agricultura é facilitada pela disponibilidade de água e chuvas regulares; cultiva cereais, café, algodão e frutas. Mas mesmo assim, é considerado um país pobre do Oriente Médio. 

Iêmen lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário