Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: HOLANDA (XXX)

A Holanda, cuja capital é Amsterdã, e a sede do governo em Haia, conhecida também como Países Baixos, localiza-se no oeste da Europa; tem 17.233.449 de habitantes e área territorial de 41.526 quilômetros quadrados. É limitada ao norte e oeste pelo Mar do Norte; ao sul pela Bélgica e ao leste pela Alemanha. O nome oficial do país é Reino dos Países Baixos e foi criado em junho/1806, pelo imperador Napoleão. O governo é uma monarquia parlamentarista, com divisão administrativa composta de 12 províncias e três dependências territoriais: Aruba, Curaçao e Saint Maarten. São cidades principais: Amsterdã, Roterdã, Assen e Haia. O idioma oficial é o holandês (neerlandês) e o cristianismo predomina com 54% da população, dos quais 33% de católicos; segue-se a Igreja Reformista Holandesa, 14%, Calvinistas, 7%.

O legislativo é bicameral, constituído a primeira Câmara de 75 membros, eleitos seus membros por voto indireto dos 12 conselhos provinciais; a segunda Câmara, com 150 membros eleitos pelo voto direto; ambas têm mandatos de 4 anos. O Judiciário tem o sistema jurídico da Civil Law.

Haia é uma das cidades, na área judicial, mais importantes do mundo, porque abriga a cúpula da Justiça Internacional: A Corte Internacional de Justiça, a Corte Permanente de Arbitragem, o Tribunal Penal Internacional. A Constituição em vigor, na Holanda, é datada de 1983.

O Brasil está em Haia, através da figura de Rui Barbosa, que brilhou na conferência de 1907. Neste evento, o representante do Brasil, no evento, recebeu o apelido de Águia de Haia. 

A Holanda produz beterraba, batata; na pecuária, destaca-se a criação de bovinos, suínos e aves; na mineração, gás natural e petróleo e na indústria, alimentos, química, petroquímica e máquinas.

A taxa de analfabetos é de 0,85%, segundo dados de 2017.

Holanda lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário