Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: CAZAQUISTÃO (XV)

Cazaquistão, cuja capital é Nursultan, é formado por 14 regiões, subdivididas em distritos, pertenceu à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, conquistando independência, em 1991; situa-se na Ásia Central e uma pequena parte do rio Ural, na Europa; faz fronteira com a Rússia, ao norte, China, a leste, Quirguistão, ao sudeste, Uzbequistão ao sul e Turcomenistão, ao sudoeste. É banhado pelo mar Cáspio, a oeste. É o maior país sem costa marítima. Cazaque é o termo usado para descrever os cidadãos do país. Vale registrar o percentual de analfabetos no país: apenas 0,4%. 

O Cazaquistão tem população de 19.090.547 e extensão de 2.724.900 quilômetros quadrados. Além da capital, são cidades principais: Almaty, a mais populosa e Shymkent. É uma república constitucional, onde o presidente é o chefe de estado, tendo poderes para vetar qualquer lei; o primeiro-ministro chefia os ministérios e o governo. O parlamento composto de uma câmara baixa, 67 membros, dos quais 57 são eleitos pelo povo e dez por voto indireto; o senado com 39 membros, dos quais dois são escolhidos por cada uma das assembleias eleitas das 16 divisões administrativas e o presidente nomeia os senadores restantes. O ex-presidente Nursultan Nazarbayev governou o país até março/2019, quando renunciou diante do descontentamento da população contra seu governo. Foi eleito para a presidência Kassym-Jomart Tokayev, com 70% dos votos. O islamismo é a religião mais praticada, 75% da população, seguindo o cristianismo com 21%.

O Cazaquistão, como as outras repúblicas que desintegraram da URSS e a própria Rússia não progrediram no que se refere à democracia; com efeito, o presidente da Rússia Vladimir Putin, através de meios escusos, obteve sua permanência no poder até 2026; no Cazaquistão, o parlamento, através de lei, concedeu ao presidente Nazarbayev permanência vitalícia no poder. São oficiais dois idiomas: o cazaque, 64,4% da população e o russo, usado mais para os negócios. 

A economia é sustentada na exploração das grandes reservas de petróleo, gás natural e de urânio.

Cazaquistão lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário