Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: CANADÁ (XIV)

Canadá, cuja capital administrativa Ottawa, é formado por dez províncias e três territórios; ocupa a maior parte do norte da América do Norte, tendo fronteira com os Estados Unidos ao sul, com o Alasca a noroeste, estendendo ao oceano Atlântico a leste, e o Pacífico a oeste, oceano Ártico ao norte. As cidades mais importantes são Toronto, Montreal e Vancouver. O país é uma monarquia constitucional, sendo a monarca atual, a rainha Elizabeth II. O país tem um primeiro-ministro e um governador-geral, indicado e representante da rainha. Os três poderes são formados pelo Legislativo, Executivo e Judiciário. A Constituição é a lei suprema e é composta de um texto escrito e convenções não escritas.

O Legislativo conta com o Parlamento, constituído da Câmara dos Comuns, 308 cargos, pelo Senado, 105 cadeiras, ocupados por candidatos indicados pelo primeiro-ministro e aprovados pelo governador-geral, e pela monarca. O Executivo está sob encargo do primeiro-ministro, que é originado do líder do partido mais votado e o eleitor não é obrigado a votar. O Judiciário constitui da Suprema Corte com nove membros indicados pelo governador-geral, sob conselho do primeiro-ministro e do Ministro da Justiça; há os órgãos jurídicos que completam o sistema judiciário do país. Todos os juízes são nomeados após consultas a entidades jurídicas não governamentais; os magistrados das províncias e territórios são de escolha dos governos locais. A independência do país foi conquistada com o Estatuto de Wstminster, em 1931 e o sistema é sustentado na Common Law.

As eleições gerais devem ser convocadas pelo governador-geral, depois de ouvir o primeiro-ministro no prazo de quatro anos ou, eventualmente, pela derrota do governo em voto de confiança na Câmara dos Comuns.

O Canadá tem 37.897.488 habitantes e extensão territorial de 9.984.670 quilômetros quadrados. A religião mais praticada é o cristianismo, destacando-se os católicos, mas há protestantes, anglicanos e outras. São línguas oficiais o inglês e o francês. 

O Canadá é uma das nações mais ricas do mundo. É um dos maiores fornecedores mundiais de produtos agrícolas, principalmente trigo e cereais; na área mineral destaca-se em todo o mundo como produtor de zinco e urânio, além de ouro, níquel, alumínio e chumbo.

Canadá lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário