Pesquisar este blog

sábado, 15 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: BIELORRUSSIA (XII)

Bielorrussia ou Belarus, cuja capital é Minsque, é uma das ex-repúblicas da União Soviética e obteve sua independência em 1991; o país está localizado na Europa e não tem saída para o mar; limitada ao norte com a Letônia, ao sul com a Ucrânia, a noroeste com a Polônia e a oeste com a Rússia. O presidente do país, eleito a cada cinco anos, inicialmente, passou para sete anos, e Alexander Lukashenko governa o país desde 1994, com sucessivas reeleições. A Assembleia Nacional é bicameral, constituída da Casa dos Representantes, com 110 assentos, e o Conselho da República, ou câmara alta, com 64 assentos. O Poder Judiciário constitui do Tribunal Supremo e tribunais especializados, como o Tribunal Constitucional. Os juízes do Supremo são indicados pelo presidente e confirmados pelo Conselho da República. 

A Constituição do país, março/1994, transferiu as funções do primeiro-ministro para o presidente. Trata-se de uma república presidencial, governada por um presidente e uma assembleia nacional. O país está dividido em seis voblasts (bielorrusso ou províncias) e cada uma tem autoridade legislativa provincial, eleitos pelos habitantes; a autoridade executiva é indicada pelo presidente. As províncias são subdivididas em raions (distritos ou regiões). A Bielorrussia é o único país da Europa que ainda aplica a pena de morte para determinados crimes.

A religião predominante é o cristianismo ortodoxo, mas o catolicismo é a segunda mais praticada pela população. A Bielorrussia tem 9.502.396 habitantes e extensão territorial de 207.600 quilômetros quadrados; são cidades principais: Minsque, Brest Grodno e Gomel. Em torno de 40% da área do país é formada por florestas

A economia continua sendo controlada pelo Estado, no “estilo soviético”. O país depende de importação de certos produtos a exemplo do petróleo, da Rússia; destaca-se na indústria de automóveis, máquinas e implementos; na agricultura produz cereais, batata e beterraba.

Bielorrussia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário