Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: BAHREIN (IX)

O Reino de Bahrein, cuja capital é Manama, localiza-se na Ásia, tem população de 1.583.000 e área territorial de 770 quilômetros quadrados. A divisão administrativa comporta 12 municipalidades. e as cidades principais são Manama, Al Muharraq e Ar Rifa. A população, em grande maioria, é formada de árabes e praticam o islamismo. Trata-se de uma monarquia constitucional e o rei Hamad bin Isa al-Khalifa é o chefe de Estado e governa o país desde 2002; tem um primeiro ministro; o Legislativo é bicameral com a Casa dos Representantes, 40 membros e a Shura ou conselho consultivo nomeado, com 40 membros. Não há partidos políticos. O Poder Judiciário é representado por um Tribunal.

O território de Bahrein é formado por 35 ilhas, no golfo Pérsico, das quais apenas três são habitadas; está vizinho à Arábia Saudita e ao Catar. Em torno de 90% da população vive em áreas urbanas. Foi o primeiro país da região a descobrir e exportar o petróleo, mas suas reservas devem esgotar-se na primeira metade do século XXI. Assim, começa-se a diversificar a economia; é um centro bancário importante, pois dispõe de mais de sessentas agências bancárias de países estrangeiros e conta com indústrias de alumínio, naval e químicas. 

Bahrein tornou-se um protetorado britânico e foi base militar nas duas guerras mundiais; a independência só aconteceu em 1971. Atualmente, tanto o Reino Unido quanto os Estados Unidos estão presentes militarmente no país, considerando a localização, porque perto do Estreito de Ormuz, rota marítima bastante movimentada e que passa pelo Irã. 

Bahrein lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário