Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: ARÁBIA SAUDITA (IV)

O Reino da Arábia Saudita, cuja capital é Riade, está localizado no Oriente Médio, na Ásia, e faz fronteira com Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait e Omã. Tem 35.478.543 habitantes com extensão territorial de 2.149.690 quilômetros quadrados. É o segundo maior país árabe, atrás apenas da Argélia. As principais cidades são Riade, Gidá, Meca e Medina. A Árabia Saudita não possui nenhuma constituição, não existe partido político e nunca houve eleições; o poder judiciário é o poder religioso, encarregado de aplicar a Sharia, a lei islâmica.

O sistema de governo é monarquia absolutista teocrático e a religião que prevalece é o islamismo, porque muçulmanos. O Rei Faiçal que governou o país a partir de 1964 foi assassinado por um sobrinho, em 1975, que terminou sendo executado; o atual monarca, Rei Salman bin Abdul Aziz, é também chefe de governo. O país tem costume diferente: não come carne de porco, os bares não têm permissão para servir bebidas alcoólicas, além da especialidade na vestimenta, quando as mulheres se cobrem com roupas longas, ficando à mostra apenas o rosto. 

A economia gira em torno do petróleo, vez que o país detém a segunda maior reserva mundial do produto, porquanto a Venezuela está em primeira posição. Todavia, a Árabia Saudita é a maior produtora de petróleo. O país participa da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e integra também o G20, as 20 nações mais ricas do planeta. A Árabia Saudita é a maior compradora de armas dos Estados Unidos e possui um poderoso exército e aviação, apesar de fortemente dependente dos Estados Unidos, que tem uma base militar no país. Os serviços de saúde e educação são gratuitos. 

Chove muito pouco na Arábia Saudita que é constituída de deserto, o que facilita a tempestade de areia, fenômeno que ocorre quando a umidade relativa do ar fica abaixo de oitenta por cento; forma-se uma névoa seca, que é a tempestade de areia. 

Árabia Saudita lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário