Pesquisar este blog

sábado, 8 de agosto de 2020

JUIZ QUE ACUSOU TOFFOLI SERÁ INVESTIGADO

Juiz Douglas de Melo Martins
O juiz Douglas de Melo Martins, do Tribunal de Justiça do Maranhão, em entrevista, declarou que o ministro Dias Toffoli utilizou cargos anteriores para chegar ao STF. Essa declaração foi o suficiente para o ministro Humberto Martins, do CNJ, determinar a abertura de Reclamação Disciplinar para apurar responsabilidade funcional contra o magistrado. O ofício à Corregedoria foi de autoria de três conselheiros. O fato deu-se depois que Douglas tomou conhecimento de liminar, proibindo-lhe de participar de lives com conotação político-partidária. 

O caso começou, quando Toffoli insinuou contra o magistrado maranhense de que “estaria utilizando a magistratura como trampolim”. Respondeu Douglas, na entrevista: “..., ele, sim, utilizou os cargos anteriores como trampolim para chegar ao Supremo Tribunal Federal. Eu, não. Eu fiz foi estudar". 

O juiz Douglas simplesmente enunciou os fatos, pois o ministro Dias Toffoli enfrentou duas vezes concurso para juiz de direito em São Paulo e perdeu em ambas; ascendeu ao STF mercê da polêmica escolha de seu chefe, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a quem serviu desde o início de sua carreira: foi consultor jurídico da CUT, assessor jurídico da liderança do PT na Câmara dos Deputados, advogado nas três campanhas do ex-presidente e assumiu a Advocacia-geral da União, em 2007, de onde saiu, em 2009, para ocupar o cargo mais importante da Justiça brasileira, no mesmo ano de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário