Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

RADAR JUDICIAL

PRESIDENTE É PRESO

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, foi preso hoje, 8, pela Polícia Federal, em Brasília, por porte de arma ilegal. Ele foi detido em face da Operação Tempus Veritatis, que trata de tentativa de golpe de estado, e aguarda a audiência de custódia marcada para amanhã, sexta-feira. Valdemar foi alvo de mandado de busca e apreensão, mas os agentes encontraram uma arma com registro vencido em sua residência, daí a prisão; além disso foi apreendida uma pepita de ouro, que tipifica o crime de "usurpação de mineral". Na mesma Operação foram presos dois ex-assessores do ex-presidente Jair Bolsonaro: Marcelo Câmara e Filipe Martins.  

MORAES: CRIMES CONTRA A DEMOCRACIA 

O ministro Alexandre de Moraes, que autorizou as prisões de aliados de Bolsonaro, ocorridas ontem, 7, afirmou que está comprovada a prática de crimes contra a democracia e associação criminosa, cujas penas alcança o total de 23 anos de prisão. Se ficar comprovada que os presos cometeram atos de violência a pena pode ser superior. O crime mais grave é o de tentativa de golpe de Estado e assim é considerado porque houve formação de organização criminosa com o objetivo de impedir a transição do governo para o eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.   

MINISTRO DA DEFESA: FORÇAS ARMADAS CUMPREM DECISÕES JUDICIAIS 

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, declarou hoje, 8, que cabem às Forças Armadas cumprir as decisões judiciais. A Polícia Federal comunicou ao Comando do Exército acerca dos alvos de busca contra ex-ministros do governo Jair Bolsonaro, de conformidade com decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Esta é uma prática comum da Polícia Federal, quando os militares são alvos de medidas judiciais, como a que foi efetivada no dia de hoje. Todavia, os agentes não repassam, por antecipação, os nomes e endereços dos militares onde acontecerão as diligências. 

GENERAL É DEMITIDO DO COMANDO

O presidente Volodimir Zelenski demitiu hoje, 8, o general Valeri Zalujni do cargo de comandante das Forças Armadas. Anteriormente, o presidente pediu ao comandante para deixar o cargo. Esse cenário já tem duração de meses, porque haviam choques de entendimentos entre Zelenski e seu comandante, causando derrota na contraofensiva de Kiev contra os russos, no final do ano passado. Na avaliação dos dois, Zalujni é escolhido com 50 pontos, enquanto Zelenski, 46; no ano passado, Zalujni era aprovado por 90% e o presidente com 75%.  

SUPREMA CORTE NÃO VAI IMPEDIR TRUMP

A Suprema Corte dos Estados Unidos está indicando que não vai barrar o ex-presidente Donald Trump das primárias republicanas. Ainda não foi fixado o dia do julgamento, mas a tendência deve ser no sentido de manter o ex-presidente da disputa de todas as primárias, reformando assim as decisões que já foram proferidas pelos estados do Colorado e do Maine e outras que poderiam acontecer. As primárias no Colorado serão realizadas no próximo dia 5 de março. Os nomes dos candidatos já foram impressos, inclusive o de Trump, mas a dúvida é sobre a contagem dos votos, se a decisão for de manter o que definiiu o Tribunal do Colorado.

Buenos Aires, 8 de fevereiro de 2024.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário