Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LXIII)

PUTIN PODE VOLTAR PARA KIEV

O vice-chefe do gabinete do Exército da Ucrânia, Oleksandr Gruzevich, em comunicado, sobre a estratégia de Vladimir Putin declarou: "É provável que o inimigo não tenha desistido do objetivo de um segundo ataque a Kiev. Existe essa ameaça". Diz que essa investida poderá acontecer se os carniceiros conseguirem dominar completamente a região separatista de Donbass. A vice-ministra da Defesa, Hanna Maylar, informou que "o principal objetivo da Federação Russa era e é a captura de todo o território da Ucrânia. A Rússia planejava fazer isso rapidamente, mas a blitzkrieg de Putin falhou. Mesmo assim, eles não abandonaram seu plano de tomar todo o território da Ucrânia".   

RÚSSIA ESTÁ FORA DO CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS 

A Assembleia Geral das Nações Unidas suspendeu hoje a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da entidade. A iniciativa coube aos Estados Unidos diante do aparecimento do verdadeiro massacre registrado contra civis na cidade de Butcha. O fundamento prende-se às "violações e abusos grosseiros e sistemáticos de direitos humanos" por tropas russas na Ucrânia. A Resolução, que obteve 93 votos contra 24 e 58 abstenções, expressa "grave preocupação com a atual crise humanitária e de direitos humanos na Ucrânia". A votação obteve maioria de dois terços, vez que não são contadas as abstenções. O Kremlin não aceita a denominação de invasão, mas diz que realiza "operação especial" para desmilitarizar a Ucrânia. Antes da votação, a Rússia advertiu aos países que um voto sim ou abstenção seria considerado como "gesto hostil", implicando em consequência para os laços bilaterais. O Brasil, infelizmente ficou em cima do muro e absteve. Essa punição é rara e aconteceu em 2011, quando a Líbia foi suspensa pela violência implementada pelo ditador Muammar Kadafi.

PREFEITO DIZ: 5 MIL MORRERAM NA CIDADE

O prefeito de Mariupol, Vadym Boychenko, em transmissão pelo Facebook, afirmou hoje que morreram na cidade 5 mil pessoas, das quais 210 crianças. Os russos direcionaram seus bombardeios para Mariupol, face à posição estratégica. O prefeito noticiou os horrores da guerra pelas tropas russas, incluindo um hospital infantil, uma maternidade e um teatro, que foram bombardeados e destruídos. No teatro, estavam abrigados quase 1 mil pessoas. Mais de 200 mil moradores estão sem poder sair, face aos ataques russos, e sem acesso à comida, água, energia elétrica e aquecimento, segundo declarações da organização internacional Human Rights Watch. O governo ucraniano acusa Putin de atacar toda a infraestrutura civil da cidade, a exemplo de hospitais, escolas e prédios residenciais.

UNIÃO EUROPEIA PROÍBE CARVÃO DA RÚSSIA

 A União Europeia aprovou hoje novas sanções contra a Rússia, dentre as quais está a proibição de importação de carvão. Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o embargo do carvão russo representa 4 bilhões de euros por ano na economia russa. A medida foi tomada após o conhecimento do verdadeiro massacre na cidade de Butcha, na Ucrânia. Na reunião, ficou a promessa de discutir o embargo do petróleo russo na próxima semana.  

ZELENSKY ACUSA RÚSSIA DE USAR FOME COMO ARMA

O presidente Volodymyr Zelensky, em discurso aos parlamentares irlandeses, disse hoje que a Rússia está destruindo empresas agrícolas e bloqueando rotas marítimas, usando a fome como arma de guerra. Declarou Zelensky: "Esta noite, mísseis russos atingiram o território de nosso Estado novamente. E mais uma vez o foco foi na infraestrutura civil usual"; afirmou que se tornou marca registrada das força russas destruir locais de armazenamento de combustível, centros de distribuição de alimentos e máquinas agrícolas. Assegurou que "um país que faz isso não merece estar no círculo dos países civilizados".

Salvador, 7 de abril de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário