Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LXI)

RUSSOS ATIRAM ATÉ EM CICLISTA

Em vídeo, divulgado pela imprensa internacional, na cidade Butcha, na Ucrânia, na mesma região onde foram encontrados vários cadáveres, é mostrado o Exército russo atirando em um ciclista. As imagens foram apresentadas por drones. Assim, é "desmentida" a versão fantasiosa da Rússia que nega ataques a civis, originadas inclusive do ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, que afirmou tratar-se de "provocação". Depois das cenas com mortos pelas ruas de Butcha, vários países aplicaram novas sanções à Rússia, até com expulsão de diplomatas e bloqueio de dólares.  

"NOVA DAMA DA MORTE"

Charcoal, pertencente às forças armadas ucranianas desde 2017, foi apelidada de "Dama da Morte", por ser exímia atiradora. É considerada heroína nacional, face aos elogios recebidos das forças armadas do país. Ela lutou em guerras anteriores a esta, contra separatistas e voltou ao combate desde 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu seu país. Charcoal declarou: "Devemos acabar com todos eles, referindo-se aos invasores russos. Ela afirmou que "essas pessoas não são seres humanos. Mesmo os fascistas não eram tão vis. Devemos derrotá-los". O nome pelo qual ela ficou conhecida, "Nova Dama da Morte" deve-se à atiradora ucraniana Lyudmila Pavlichenko, conhecida como a "Dama da Morte" e que fez parte do Exército Vermelho soviético, na Segunda Guerra Mundial; diz-se que ela matou 300 soldados nazistas.  

NOVAS SANÇÕES

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, denominou de "pacote abrangente" as novas sanções contra a Rússia. Com essa novas medidas, os russos estão proibidos de fazer novos investimentos e negociações comerciais. Além dos cortes na importação de carvão, o quinto pacote deverá proibir transações com quatro bancos russos e interditar exportações de tecnologia, madeira, marisco e licores europeus para a Rússia. Filhas do presidente Vladimir Putin, parentes de ministros e ex-ministros do primeiro escalão do Kremlin são acusados de esconder dinheiro no exterior e foram punidos nesta nova leva. A secretária afirmou que o "pacote abrangente" mostrará "o caminho do isolamento econômico, financeiro e tecnológico" da Rússia". Sabe-se que Estados Unidos, União Europeia e G7 representam 50% do comércio mundial.  

PORTUGAL PENALIZA RUSSOS 

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, disse, hoje, em Bruxelas, que a expulsão de 10 funcionários da missão diplomática da embaixada russa, em Lisboa, foi decisão adequada, dado o desenvolvimento de atividades "contrárias à segurança nacional". Disse mais o ministro: "São funcionários com acreditação diplomática junto da missão russa em Lisboa, são funcionários que estavam a trabalhar de uma forma que punha em causa interesses de segurança nacional e, portanto, naturalmente que tomamos a decisão adequada, que é dizer que tinham de sair do país". Os dez funcionários foram declarados "persona non grata". 


RÚSSIA PROMETE RECORRER CONTRA SANÇÕES

A Rússia, segundo o vice-presidente do Conselho de Segurança russo, prometeu hoje denunciar, nos tribunais internacionais, as sanções econômicas que lhe foram aplicadas; alega que pretendem "suprimir o direito à propriedade privada" das empresas. No Telegram, escreveu Dmitry Medvedev: "Os opositores da Rússia, ou melhor, os seus inimigos, têm de perceber que vão enfrentar muitos litígios em tribunais". Adiante: "Aí se verá de que lado está a elogiada justiça ocidental". 

Salvador, 6 de abril de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário