Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LVII)

PRESIDENTE VISITA BUCHA

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky visitou hoje a cidade de Bucha e constatou o verdadeiro massacre praticado pelos russos contra civis, além da destruição da cidade; ele classifica o ato dos carniceiros como genocídio e espera que assim seja reconhecido pelo Tribunal Internacional. Os últimos números mostram a descoberta de 400 corpos nas ruas da cidade. O Kremlin, como sempre, nega as acusações, mas os corpos e as imagens mostram a realidade. Declarou Zelensky: "Queremos mostrar pró mundo o que a Rússia fez. Queremos que vejam o que a federação russa fez com a pacífica Ucrânia. Tem que ser mostrado que eram todos civis".  

O presidente Joe Biden declarou aos jornalistas: "Vocês viram o que aconteceu em Bucha. Ele é um criminoso de guerra". O presidente francês, Emmanuel Macron, em discurso disse: "Há pistas muito claras que apontam para crimes de guerra. Está mais ou menos estabelecido que o exército russo é responsável. O que aconteceu em Bucha exige uma nova rodada de sanções e medidas muito claras". A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyer também se manifestou, dizendo que está pronta e disponível para enviar equipes de investigação para a Ucrânia a fim de documentar crimes de guerra russos e crimes contra a humanidade.   

ALIADOS DE PUTIN GANHAM

Aliados do presidente Vladimir Putin venceram as eleições na Hungria, Victor Orbán e na Sérvia, Alexander Vucic. Esses resultados repercutem na União Europeias, porque governantes com o mesmo perfil do carniceiro, praticantes de valores autoritários, sistemática adotada por Putin na Rússia. Os dois foram reeleitos com a plataforma de gás russo mais barato, promessa do presidente russo. Orbán, na campanha eleitoral, esteve afastado de Putin, e chegou a apoiar as sanções europeias, mas obteve o quarto mandato consecutivo. Já o presidente da Sérvia não tem conseguido ingressar na União Europeia, face à disputa de Kosovo, que pertenceu à Sérvia até 2008.

ESTADOS UNIDOS PEDEM SUSPENSÃO DA RÚSSIA

A embaixadora dos Estados Unidos, na ONU, Linda Thomas-Greenfield, vai pedir a suspensão da Rússia no Conselho de Direitos Humanos da entidade, diante das recentes comprovações de crimes de guerra na Ucrânia. Linda, nas redes sociais, afirmou que não se pode permitir que uma nação que está "subvertendo todos os princípios" básicos da organização siga pertencente ao Conselho, formado por 47 integrantes eleitos para mandatos de três anos, pela Assembleia Geral. Já há precedente, quando a Líbia foi expulsa, em 2011, pela repressão dos protestos populares contra o regime de Muammar al-Gaddafi.

ALEMANHA E FRANÇA EXPULSAM DIPLOMATAS

Os Ministérios de Relações Exteriores da Alemanha e da França anunciaram hoje a expulsão de 40 diplomatas de Berlim e 35 da França, em retaliação à guerra na Ucrânia. A chancelaria francesa assegura que a medida é necessária para "garantir a segurança dos franceses e dos europeus", enquanto a alemã diz que os russos são expulsos porque representam "ameaça para quem busca proteção."

CONSELHO DEVE REJEITAR PEDIDO RUSSO

O Conselho de Segurança da ONU deverá rejeitar pedido da Rússia para marcar reunião a fim de discutir eventuais falsificações que imputam a Putin por crimes de guerra, depois da descoberta de corpos nas imediações de Kiev. A missão do Reino Unido, na ONU, que preside o Conselho até abril, assegurou que o órgão não vai reunir nesta segunda, como quer o Kremlin, mas terá reunião na terça-feira, como já estava previsto e, nesta oportunidade, discutirá a descoberta dos cadáveres, em Bucha.  

Salvador, 4 d abril de 2022.

                                                                           Antonio Pessoa Cardoso
                                                                            Pessoa Cardoso Advogados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário