Pesquisar este blog

sábado, 2 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LIV)

UCRÂNIA DERRUBA HELICÓPTERO RUSSO

A Ucrânia partiu no meio um helicóptero russo, na região de Luhansk, com uso de um míssil; as imagens são mostradas em vídeo. O jornal Times informou que o ataque ucraniano deu-se com um Starstreak, fornecido pelo Reino Unido. Luhansk é a região para onde o carniceiro russo está movimentando suas tropas.  

PAPA VISITA UCRÂNIA

O papa Francisco disse hoje que analisa proposta da Ucrânia para visitar o país. Em visita a Malta, por dois dias, discursou o papa: "Mais uma vez, um potentado (soberano de um Estado, detentor de muito poder e riqueza), tristemente apanhado em reivindicações anacrônicas de interesses nacionalistas, está provocando e fomentando conflitos, enquanto as pessoas comuns querem construir um futuro. Anteriormente, o papa classificou de "agressão injustificada", denunciando as atrocidades da guerra. No mês de março, o presidente Volodymyr Zelensky falou com o papa por telefone e afirmou que a visita de Sua Santidade "é o convidado mais esperado no país". O convite para o papa foi formulado pelo presidente e pelo prefeito de Kiev, Vitali Klitschko. O papa Francisco tem posição firme contra a invasão da Rússia e declarou hoje: "Pelo leste da Europa, pela terra onde o sol nasce, as sombras escuras da guerra agora se espalharam. Nos achávamos que invasões a outros países, batalhas selvagens pelas ruas e ameaças atômicas eram lembranças sombrias de um passado distante. No entanto, os ventos gelados da guerra, que trazem apenas morte, destruição e ódio em seu rastro, varreram poderosamente a vida de muitas pessoas e afetaram a todos nós".

ONU ELEVA NÚMERO DE MORTOS

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, dirigido pela alta-comissária Michelle Bachelet, anunciou hoje que o número de mortos na guerra da Ucrânia é de 2.017 civis, sendo 168 crianças; explica que este número pode ser maior, porque as informações são parciais e não estão atualizadas em algumas zonas de maior hostilidade.

PROCURADORA PEDE PRISÃO DE PUTIN

A ex-procuradora internacional Carla Del Ponte pediu ao Tribunal Penal Internacional a expedição de mandado de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin. Afirmou ao diário suiço Le Temps, que "Putin é um criminoso de guerra" e é necessária sua detenção para responsabilizá-lo pelos crimes cometidos com outros dirigentes na invasão da Ucrânia. Se expedido o mandado de prisão, Putin não poderá deixar o país, sob pena de ser detido.   

FOTÓGRAFO ENCONTRADO MORTO EM KIEV  

O fotógrafo e documentarista ucraniano, Maks Levin, foi encontrado morto perto de Kiev; ele era considerado desaparecido há mais de duas semanas. Ontem, o corpo foi encontrado perto da localidade de Gouta Mezhyguirska, segundo afirmou o secretário do gabinete presidencial, Andrey Yrmak.  

SUIÇOS PROTESTAM CONTRA A GUERRA

Cerca de 10 mil pessoas protestaram hoje, em Berna, capital da Suiça, contra a guerra; eles enfrentaram uma tempestade de neve na capital, portando a bandeira da Ucrânia, com faixas coloridas, onde estava escrito PAZ. Uma faixa dizia: "Somos todos civis ucranianos"; numa placa estava escrito: "Sou russo, sou contra a guerra. Putin é assassino".  

CHERNOBYL COM BANDEIRA UCRANIANA

A bandeira da Ucrânia foi hasteada novamente na central nuclear de Chernobyl, no dia de hoje, sábado, enquanto os trabalhadores cantavam o hino nacional e comemoravam a saída das tropas russas do local. A empresa estatal Energoatom publicou no Telegram: "A cerimônia de hasteamento da bandeira contou com a presença operacional da central, que tem garantido a segurança nuclear e conteve a radiação das instalações durante as difíceis condições durante a ocupação".

Salvador, 2 de abril de 2022.

                                                                              Antonio Pessoa Cardoso
                                                                             Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário