Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: MALAWI (XXXVI)

Malawi, cuja capital é Lilongé, é uma república presidencialista democrática parlamentarista. Situa-se no sudeste da África e é divida em três regiões, subdividida em 24 distritos. Tornou-se independente do Reino Unido em 1964. O chefe de estado e de governo é o presidente da República.   

Tem 18.091.575 habitantes e 118.484 quilômetros quadrados. É alongado e estreito, com 837 quilômetros de norte a sul e de largura de 8 a 160 quilômetros. Limita-se ao norte com a Tanzânia, a sudeste, leste e sul com Moçambique e a oeste com a Zâmbia e não possui saída para o mar. Interessante é que 20% da área do país é formada pelo terceiro maior lago da África, denominado de Malawi, de rara beleza e proporciona riqueza em água e em fauna. São cidades principais: Lilongé, Blantire e Zomba. São idiomas oficiais o inglês e chicheua. A religião que predomina é o cristianismo, 76,8%, dos quais 26,9% de protestantes e 23,8 de católicos.    

Relatório de 2005, do FMI, informava que Malawi era o país mais pobre do mundo. A principal atividade situa-se no ramo da agricultura, com cerca de 80% dos habitantes vivendo na zona rural; o turismo é outra fronte de renda. Os principais produtos de exportação são o fumo, café, amendoim e madeira.  

Malawi lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário