Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: ANGOLA (II)

Angola está na costa ocidental da África, no Atlântico Sul, e a capital é Luanda; é o país mais próximo da colônia britânica de Santa Helena; faz fronteira coma República Democrática do Congo e a Zâmbia. Angola foi colônia portuguesa a conseguiu sua independência em 1975, mas logo após, 1975/2002, tornou-se palco de guerra civil. A população de Angola é de 30.8 milhões de habitantes, sendo 51% do sexo feminino; a extensão territorial é de 1.246.700 km2. Angola é dividida em províncias, 18, municípios, 163 e comunas, 554. O presidencialismo é praticado, com o presidente e o vice-presidente, mas com fortes poderes nos legislativos. As 18 províncias têm os governadores nomeados pelo presidente. 

As três principais cidades do país são: Luanda, Huambo e Lobito. A língua oficial é o português, apesar de muitos dialetos. Em Angola existem quase 1 mil religiões, mas a maioria é cristã e metade pratica o cristianismo da Igreja Católica. A Igreja Universal do Rio de Deus, de Edir Macedo, expandiu bastante em Angola, mas, recentemente, vários pastores rebelaram-se contra o representante de Macedo e tomaram a administração de 110 das 220 igrejas no país. 

As reservas minerais e o petróleo contribuem para aumentar as taxas de crescimento, situado entre as maiores do mundo. O padrão de vida da população não sobe, pois vive com menos de US$ 2 dólares por dia. Angola é considerada pela ONU como um dos países menos desenvolvidos e a Transparência Internacional considera um dos países mais corruptos do mundo. A situação da saúde é lamentável, pois há hospitais sem medicamentos ou equipamentos básicos, escolas sem livros. A principal cultura de Angola é o café.

Angola lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário