Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

RADAR JUDICIAL

PROVAS PARA DELEGADO DE POLÍCIA

As provas objetivas no concurso de delegado da Polícia Civil da Bahia acontecerá no dia 21 de agosto, nos turnos da manhã, fechando os portões às 7.45hs, e da tarde, fechando os portões às 13.45hs, de conformidade com publicação no Diário Oficial do Estado, no sábado, 30/7. Estão disponíveis 150 vagas, de conformidade com o edital SAEB n. 02/2022.  

ADVOGADO DE BOLSONARO CONDENADO

O deputado Jean Wyllys ingressou com Ação de Indenização por Danos Morais contra o advogado Frederick Wassef, da família Bolsonaro, porque, em 2020, nas redes sociais, vinculou o parlamentar com Adélio Bispo de Oliveira, o que tentou contra a vida de Bolsonaro, em Juiz de Fora/Minas Gerais, na campanha de 2018. O juízo do 5º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro condenou Wassef na indenização de R$ 20 mil, além de ser obrigado a retratar sobre a acusação nas mesmas redes sociais.  

ADVOGADO MORRE, AGREDIDO EM SHOW

O advogado Antônio Carlos Juliano foi agredido, na madrugada do sábado, em show do cantor Fábio Jr, no Clube de Campo Sorocaba/SP. A vítima levou chutes e socos, além de o agressor ter pisado em sua cabeça, quando ele já estava prostrado no chão; foi levado a um pronto-socorro, mas não resistiu. O ofensor, que estava na plateia, foi preso por seguranças que levaram para a delegacia da cidade e a Justiça já decretou a prisão preventiva do agressor.  

PRESIDENTE NOMEIA MINISTROS

O presidente Jair Bolsonaro nomeou dois ministros para o STJ. Na vaga deixada pela aposentadoria do ministro Napoleão Maia, foi indicado o desembargador Azulay Neto, presidente atual do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e apoiado pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux; na vaga deixada pelo ministro Nefi Cordeiro, foi nomeado o desembargador Paulo Sérgio Domingues, apoiado pelo ministro Dias Toffoli. Bolsonaro não nomeou Ney Bello, como estava programado, cedendo à ameaça do ministro Nunes Marques que prometeu romper com o chefe do governo, caso ele nomeasse seu desafeto. O desembargador Bello era apoiado pelo ministro Gilmar Mendes.  

JUSTIÇA DO TRABALHO RECEBE 1,5 MILHÃO DE AÇÕES

Segundo a Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do Tribunal Superior do Trabalho, a Justiça do Trabalho, até junho do corrente ano, recebeu o total de 1,5 milhão de novas ações, contra o julgamento de 1,49 milhão. No ano de 2021, em doze meses, foram protocolados 2,88 milhões de processos, e julgados 2,82 milhões. Os números referem-se às atividades em todos os 24 tribunais regionais. O assunto mais comum buscado nas reclamações tem sido pagamento da multa de 40% do FGTS. 

SUPREMO VOLTA AO TRABALHO

Os ministros do STF retornam às atividades no dia de hoje e na pauta do Plenário, estarão em julgamento muitos processos, a exemplo de uma ADPF que questiona o inc. VII, art. 295 do Código de Processo Penal, acerca da prisão especial para pessoas com diploma em nível superior. Outro julgamento refere-se a um ARE, pautado para 18/8, que trata da inviolabilidade do sigilo de dados e das comunicações telefônicas no acesso da autoridade policial a dados de celular encontrado no local do crime. Além destes e outros processos criminais, estão pautados na área cível feitos que tratam da retroatividade do prazo de prescrição nas ações de ressarcimento e atos de improbidade administrativa.  

Salvador, 1º de agosto de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário