Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

BOLSONARO ARMA CIVIS

O presidente Jair Bolsonaro, desde que desenbarcou no Palácio, em Brasília, já liberou mais de 1 milhão de armas de fogo, principalmente através dos caçadores, atiradores esportivos e colecionadores, denominados de CACs, principal base de apoio do bolsonarismo, que se tornou partido político. Isto foi possível, porque as regras para aquisição de armas tornaram-se mais brandas e elevou o número de armas em poder de civis no percentual de 187%, aumentando de 350,6 mil, em final de 2018, para 1.006.725 unidades registradas em julho/2022. Isso possibilita concluir que, em média, 449 pessoas obtêm licença para usar armas no país a cada 24 horas. As armas passam de revólveres a fuzis de repetição. A situação foi tão drástica que possibilita aos civis registrados como atiradores a aquisição de 60 armas de fogo, das quais 30 de uso restrito, a exemplo de fuzis de repetição; os caçadores podem dispor de até 15 armas de grosso calibre e alto poder de fogo, enquanto para os colecionadores não há limite.   

A batalha de Bolsonaro pelo armamento do brasileiro começou, desde quando militava na Câmara dos Deputados. Com efeito, ele apresentou ou aderiu a 11 propostas que buscavam alterar ou revogar trechos da Lei Federal 10.826/2003, o Estatuto do Desarmamento. Na campanha presidencial, Bolsonaro não apresentou projetos para seu governo, mas, em 2018, o então candidato já defendia a reforma do Estatuto para "garantir o direito do cidadão à legítima defesa sua, de seus familiares, de sua propriedade e a de terceiros". Na verdade, Bolsonaro não obteve vitória em seu intento, mas logo ao assumir a presidência "desembestou" em assinar decretos e portarias, mais de 40, facilitando o armamento, além de enfraquecer os mecanismos de controle e fiscalização. Todavia, o presidente afirma que, se for reeleito, vai trabalhar para aprovar leis "muito parecidas com as dos Estados Unidos", onde está havendo movimento inverso, face à frequência de atentados com mortes, em supermercados, nas escolas e nas ruas. 

Com todo esse poder de fogo, Bolsonaro, em 1995, então deputado federal, foi abordado em um semáforo, no bairro Vila Isabel, no Rio de Janeiro, e dois homens armados levaram sua moto, uma Honda Sahara de 350 cilindradas e ainda a pistola que carregava na jaqueta. 

A insensatez do presidente é tão alarmante que, em agosto/2021, no cercadinho do Palácio, ele declarou: "Tem que todo mundo comprar fuzil, pô. Povo armado jamais será escravizado. Eu sei que custa caro. Daí tem um idiota que diz "ah, tem que comprar feijão". Cara se não quer comprar fuzil, não enche o saco de quem quer comprar".    


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário