Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2018

PRESIDENTES BRASILEIROS PRESOS (ÚLTIMA)

Jânio Quadros notabilizou-se na sua vida política pelo combate à corrupção e usava uma vassoura como símbolo; sucedeu ao presidente Juscelino Kubitschek e assumiu a presidência em janeiro/1961, mas sete meses depois, em agosto/1961, renunciou ao cargo. Antes da presidência foi prefeito da cidade de São Paulo no período de 1953 a 1955, tendo licenciado em 1954 para pleitear o cargo de governador. Foi vitorioso e seu opositor foi Ademar de Barros, o favorito. O lema da campanha era o tostão contra o milhão. Exerceu o cargo de governador entre os anos de 1955 e 1959. Tinha o costume de visitar as repartições públicas, de surpresa, para verificar a qualidade do serviço público oferecido à população. 

Em 1958, foi eleito deputado federal pelo Paraná, mas logo viajou para o exterior e não participou de nenhuma das sessões do Congresso. Quando retornou, preparou sua candidatura à presidência, eleito em outubro/1960. 

Em 1985 elegeu-se prefeito de São Paulo pela segunda vez; assumiu o cargo em janeiro/1986. No final, foi acusado de corrupção.

Um ano após a renúncia, em 1962, eis Jânio como candidato ao governo de São Paulo; enfrentou seu opositor na eleição de 1954, Ademar de Barros, tendo, desta vez, sido derrotado. Logo depois do golpe de 1964 foi um dos ex-presidentes a ter os direitos políticos cassados, juntamente com João Goulart e Juscelino Kubitschek. 

A cassação de seus direitos políticos deveu-se às cítricas contra o regime militar e ao golpe de 1964; foi confinado, em julho/1968, na cidade de Corumbá/MS por 120 dias; ficou no Hotel Santa Mônica, vigiado por dois policiais federais, que ficavam no corredor do sexto andar, por 24 horas. Sua movimentação na cidade era delimitada pelo Exército, mas nos dois últimos meses ficou proibido de sair do hotel. 

O caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diferente de todos os ex-presidentes que noticiamos, pois nenhum deles foi detido por decisão judicial ou pelo cometimento de algum crime; todos foram presos políticos. Lula foi o único presidente do Brasil preso pela prática do crime de corrupção e lavagem de dinheiro. Lula foi condenado em 1ª e 2ª instância e está preso desde o dia 7 de abril. Ficou entrincheirado no Sindicato dos Metalúrgicos por 26 horas após o que se entregou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário