Pesquisar este blog

domingo, 29 de abril de 2018

COLÔMBIA: ILHA SEM CRIME

Na Colômbia, a ilha de Santa Cruz del Islote, localizada em frente ao Golfo de Morrosquilo, no Mar do Caribe, é um paraíso, onde residem 1200 pessoas de dezoito famílias. A ilha é destacada pela maior densidade demográfica do mundo, com 125 pessoas por quilômetro quadrado, em área de 10 mil metros quadrados. Em termos comparativos, São Paulo tem, em média, pouco mais de 7 mil pessoas por quilômetro quadrado, colocando a ilha quase 18 vezes mais densa que a capital paulista. 

Em cada casa, moram, aproximadamente, 13 pessoas, e a praça principal tem extensão de 4 metros quadrados, onde fica uma cruz que dá nome ao local. O meio de transporte na ilha é bicicleta e as próprias pernas. Na pequena ilha não há crime, a eletricidade é buscada em um gerador e a energia vem através de painéis solar. 

A ilha está a duas horas, pelo mar, de Cartagena; nela não há médicos e a água potável é fornecida pela Marinha da Colômbia que aparece a cada três semanas. Os moradores são pescadores e para sobreviver deslocam-se para ilhas vizinhas ou para o continente, além do fluxo de turistas, que viajam 90 minutos em barcos turísticos do continente para visitar as ilhas do arquipélago. Alguns moradores trabalham num resort de luxo na ilha de Múcura. Santa Cruz tem duas lojas, um restaurante, uma discoteca e uma escola. Como a ilha não comporta, a igreja, o cemitério e o campo de futebol foram construídos numa ilha vizinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário