Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2018

DELEGADO DE POLÍCIA: FAZEDOR DE OCORRÊNCIA

A violência na Bahia causou a morte do delegado de Polícia de Barra da Estiva, Marcos Antônio Torres, desaparecido desde o dia 12/4. O carro do delegado, uma Hilux branca, foi encontrada incendiada em um distrito da cidade de Anagé/Ba, perto de Vitória da Conquista. Torres respondia também pela delegacia de Ibicoara. Aliás, o abandono das delegacias do estado é a regra, pois a Bahia tem 175 municípios sem delegado, e quando tem delegado falta escrivão e outros auxiliares. 

Em final de 2017, populares invadiram a sede da delegacia de polícia da cidade de Piripá, em protesto contra o delegado que não estaria efetuando investigações, nem prisões e muito menos enviando os inquéritos para a Justiça. Os carros em frente à delegacia foram queimados. O delegado Florisvaldo Nery da Cruz, naquela oportunidade, queixou-se da falta de estrutura, e disse que "a ineficiência da Polícia Civil decorre da omissão do Estado. Hoje estou reduzido como fazedor de ocorrência"; alegou que a delegacia dispunha de apenas uma viatura, um aparelho de fax e uma linha telefônica. 

A cidade de Sitio do Quinto, 405 km de Salvador, teve de fazer, no ano passado, uma "vaquinha” para adquirir uma viatura policial, vez que a cidade estava sem o veículo para os agentes da Policia Civil há mais de oito anos. Somente depois deste movimento conseguiram uma viatura. 

Em 2016, o delegado de da 11ª Delegacia, Tancredo Neves, Luís Carlos Ribeiro Couto foi baleado e morto por bandidos, em frente ao condomínio Villa Atlântica, no Loteamento Miragem, em Lauro de Freitas, onde morava. 

No Atlas da Violência/2017, Lauro de Freitas, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Porto Seguro aparecem com as maiores taxas de homicídio do estado. Nesse Atlas/2016, Mata de São João recebeu o título de cidade com o maior número de mortes por armas de fogo em todo o Brasil.

Recentemente, a Justiça da Bahia determinou a interdição da cadeia de Jacaraci, porque com condições precárias de salubridade e segurança; mandou que o governo Rui Costa reforme aquele presídio, sem higiene e, no mesmo local, os presos comem, dormem e fazem suas necessidades fisiológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário