Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

HOME OFFICE VEIO PARA FICAR

Laura Vanderkam escreveu Home Office - Como se adaptar sem perder a cabeça nem aquela promoção - e mostra utilidades neste tipo de trabalho; segundo Meredith Monday Schwartz diz que "as empresas se tornaram mais ágeis; as pessoas ficam mais felizes e saudáveis". A autora esclarece que Schwartz administra mais a tarefa do que o tempo, porque este não é único marcador de produtividade; entende que o fundamental no trabalho é o resultado; distancia-se da atividade por oito horas, como se fossem robôs, simplesmente para prestar contas do contrato de trabalho. O Home Office abriu novos caminhos, porque obrigado pela pandemia, mas Schwartz já difundia este trabalho, antes mesmo no vírus que mudou o mundo, a partir de 2020. A pessoa que trabalha em Home Office deve ter independência decisória, fixando prioridades para as tarefas que têm objetivos maiores; seria interessante, por exemplo, planejar o trabalho semanal, numa sexta feira, por exemplo, mas sem ser necessariamente neste dia. É importante o mantra: gerencie a rotina por tarefa, não por tempo.       

No trabalho remoto, você se autogerencia e não há incômodos com distrações advindas de colegas na mesma sala. Em pesquisa da FlexJobs constatou-se que 65% das pessoas, no Home Office consideram mais produtivas sua atividade em casa do que no local de trabalho. Para melhorar o resultado da ação, pode-se definir regras de comunicação, tendo horário de silêncio com intervalos para eventuais bate-papos. Você ainda dispõe da opção de escolher o horário para maior dedicação ao trabalho; se pela manhã, à tarde ou à noite. Importante saber que o trabalho virtual não impede o trabalho presencial, mas uma pode complementar a outra. Como argumento para sustentação da maximização do trabalho em home office, soma-se a diminuição de tempo no deslocamento da casa para o trabalho. Ainda há outro elemento para maior eficácia do trabalho virtual, sustentada no fato de que adquire-se habilidade para desenvolvimento com a prática.

Pesquisa da TinyPulse mostra que trabalhadores remotos tendem a ser mais felizes; alcançaram 8,1 em escala de felicidade de dez pontos, diferente dos outros, nos locais de trabalho, que obtiveram 7,42 pontos; descobriu-se também que quem desenvolve sua atividade em Home Office tira menos dias de licença médica. Outra descoberta interessante deu-se com o menor tempo nas jornadas; pesquisa da Airtasker com 1.004 funcionários, com trabalho integral, sendo metade remotamente, tem ganho de 25 minutos a mais que os outros, no escritório, no período de uma semana. Em home office, quando você pode definir os horários de trabalho, anotou-se a possibilidade de trabalhar durante 57 horas semanais, mas para os de escritório este tempo diminui para 38 horas.   

Essas são algumas observações que retiramos do livro "Home Office".

Salvador, 24 de setembro de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário