Pesquisar este blog

sábado, 18 de setembro de 2021

ESTUDANTE DO OESTE DA BAHIA É PREMIADO ATÉ NA ÁSIA

O Colégio Estadual Dom João Muniz, no centro da cidade de Santana, Oeste da Bahia, tem um estudante de 16 anos, que está chamando a atenção; o município possui em torno de 30 mil habitantes, e aí reside um jovem que encanta os munícipes e a comunidade regozija com a fama do filho famoso, Guilherme Antonio da Silva Santos, por ter obtido êxito e prêmios em Olimpíadas. Guilherme estuda o 1º ano e enfrenta todas as dificuldades de pessoas pobres que não têm condições de aprimorar seus conhecimentos em escolas de renome nas capitais. Mas Guilherme desafia todos os obstáculos e tornou-se campeão em Olimpíadas do Conhecimento. A mais recente vitória de Guilherme foi uma medalha de bronze, na Olimpíada Internacional de Matemática na Ásia, mas ele coleciona 26 premiações na área. Conquistou medalha de ouro, na Olimpíada Brasileira de Robótica, além de outras oito medalhas de ouro, três de prata, cinco de bronze, um troféu, sete menções honrosas e dois diplomas. A primeira participação do estudante em Olimpíadas aconteceu em 2017, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP; em 2019, participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O santanense criou o grupo "Math show olympics", destinado a incentivar estudantes a participarem das Olimpíadas nas diversas olimpíadas científicas.    

O QUE É A OBMEP E ROBÓTICA   

Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática  das Escolas Pública, OBMEP, destina-se a estimular o estudo de Matemática e descobrir talentos na área; é uma olimpíada nacional, realizada nas escolas públicas e privadas, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM. Em 2019 foram inscritos 18.158.665 alunos, originados de 54.830 escolas em todo o território nacional. A competição acontece em duas fases: na primeira, há uma prova objetiva de 20 questões, com 5 opções cada; para resolver os problemas, que exigem habilidade, raciocínio e conhecimento técnico em Matemática, os inscritos dispõem de duas horas e trinta minutos e, nessa primeira etapa, são classificados apenas 5% dos inscritos. Na segunda fase, a prova é dissertativa e compõe-se de 6 questões, cada uma com 3 a 4 subquestões de graus de dificuldades crescentes. O aluno premiado na OBMEP é digno de reconhecimento pelas habilidades e talentos demonstrados na matemática.   

A Olimpíada Brasileira de Robótica, OBR, é científica e apoiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa Científica do Ministério de Ciência Tecnologia de diversas universidades. O certame utiliza da temática da robótica para estimular os jovens para as carreiras científico-tecnológicas, identificar novos talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.    


 

Um comentário:

  1. Nosso ex aluno Guilherme da escola Municipal Governador Antônio Carlos Magalhães da Cidade de Santana-BA onde conquistou suas 26 medalhas. Menino de Ouro 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🥇🥇🥇 Parabéns Garoto!!!

    ResponderExcluir