Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

PLENÁRIO DECIDIRÁ SOBRE IMPEACHMENT

O Plenário da Câmara dos Deputados deverá decidir na próxima semana sobre o impeachment do presidente Donald Trump, acusado formalmente de abuso de poder e obstrução do Congresso. Se a decisão for pelo impeachment, o presidente continuará no poder até que o Senado vote definitivamente pelo afastamento ou pela permanência do presidente na Casa Branca. 

Segundo um trecho da acusação, Trump montou um esquema para “pedir de forma corrupta” ajuda do governo ucraniano para investigar o filho do candidato democrata à presidência no próximo ano. O presidente é acusado também de “provocação categórica, indiscriminada e sem precedentes” contra o Congresso, porque ordenou que subordinados recusassem a testemunhar e a entregar documentos aos deputados. 

A Câmara dos Deputados nos Estados Unidos autorizou abertura de processo de impeachment contra apenas dois presidentes: Andrew Johnson, em 1868, e Bill Clinton, em 1998, mas ambos foram inocentados pelo Senado. Richard Nixon renunciou em 1974, antes da votação do impeachment pela Câmara, em 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário