Pesquisar este blog

domingo, 15 de janeiro de 2023

RADAR JUDICIAL

PROMOTORES NÃO ACEITAM NOMEAÇÃO

Um total de 29 promotores pediram remoção do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado, GAECO, do Rio e Janeiro, quando o governador Cláudio Castro, reconduziu Luciano Mattos ao cargo de Procurador-geral de Justiça do Estado. A disputa pelo cargo era bastante acirrada entre os dois primeiros colocados na lista tríplice, promotora Leila Machado Costa, candidata mais votada com 485 votos, e o Procurador-geral Luciano Matos, 437 votos. Os promotores queixam-se de compromisso assumido pelo governador no sentido de nomear "o candidato mais votado nas eleições", acontecida em 12 de janeiro/2022.    

500 AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIA

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e o Ministério Público Federal, realizaram até sexta-feira, 13/1, 507 audiências de custódia dos presos pela invasão dos prédios dos Três Poderes da República, ocorrida no domingo, dia 8/1; ontem estava programada audiência de mais 444 pessoas; permanecem presas 1.418, segundo balanço divulgado pelo CNJ. Nenhum preso receberá liberdade pelos juízes que presidiram a audiência de custódia, porque matéria de competência do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que delegou a atividade de realização das audiências. Com isso, a Penitenciária da Papuda tem quase o dobro de presos, considerando sua capacidade máxima, que é de 1.176 vagas, mas estão nas suas dependências 2.139 pessoas. Na Penitenciária Feminina, com capacidade para 1.028 vagas, o total de detentas é de 1.148, pouco acima do que comporta o local.  

DEPUTADO AMERICANO EM ESQUEMA DE PIRÂMIDE

O deputado do Partido Republicano, nos Estados Unidos, recentemente empossado, George Santos, é suspeito de ter participado em investimento de seis dígitos, em empresa na Flórida, considerada de esquema de pirâmide financeira, segundo informou ontem, 14/01, o jornal The Wall Street Journal. O parlamentar, filho de brasileiros, foi contratado para buscar fundos para a empresa Harbour City Capital, com falência decretada, depois de acusação da Comissão de Valores Mobiliários. Outros problemas envolvem o deputado, a exemplo de mentiras sobre sua formação educacional e sobre seu patrimônio e sua origem.  

MÉDICO OPERA OLHO ERRADO

O juiz da Comarca de Ituiutaba/MG condenou um médico na indenização por danos morais fixada em R$ 100 mil, porque operou o olho errado de um idoso que causou a cegueira irreversível. O caso subiu e a 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve a sentença. O paciente tinha glaucoma neovascular no olho esquerdo, mas o procedimento do médico deu-se no olho direito, o que ele ainda enxergava. O oftalmologista culpa o idoso que informou à enfermeira de que seria submetido à cirurgia no olho direito; o médico ainda alegou que o paciente tinha a "clara intenção de obter futura indenização, pois já tinha a visão altamente comprometida", no olho direito.   

OAB: ADVOGADOS DA INVASÃO PODEM PERDER INSCRIÇÃO.

A OAB/BA requereu ao presidente da entidade no âmbito nacional, Beto Simonetti, para reconhecer "que participação ou incentivo a atos e movimentos contra a democracia configura inidoneidade moral, tais como os ocorridos com a invasão e a vandalização das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8)". Simonetti leu na sessão do Conselho Pleno, na última sexta-feira o pedido da OAB/BA, que invoca o Estatudo: "É condição essencial para a primeira inscrição e permanência dos advogados na Ordem. Os profissionais da advocacia que foram considerados inidôneos podem perder a sua inscrição da OAB e, assim, ficarem impedido de exercer a profissão". 

Guarajuba/Camaçari, 15 de janeiro de 2023.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário