Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: TAIWAN (LXXIII)

Taiwan, denominada oficialmente de República da China, tem por capital Taipei, situa-se na Ásia. Tem 23.577.271 habitantes e 35.908 quilômetros quadrados em área territorial. A República foi fundada em 1912 e abrangia a parte da China continental e da Mongólia. A ascensão do Partido Comunista, em 1949, provocou a transferência do governo da República da China para Taipé e a República Popular da China na China continental. Formosa e algumas ilhas passaram a pertencer à República da China. Apesar de questionamentos, prossegue a existência da República da China com reconhecimento internacional limitado e competência somente sobre a ilha de Formosa e outras ilhas menores. Em 1971, a República da China foi substituída pela República Popular da China que manteve a Constituição de 1947, assim como outras instituições da República da China; esta permaneceu, apesar de limitada no reconhecimento mundial.    

Em 1978, os Estados Unidos deixaram de reconhecer a República da China e transferiu o reconhecimento diplomático para a República Popular da China, como já tinha procedido as Nações Unidas e a maior partes dos países do mundo. Na República da China, governo está dividido em cinco ramos administrativos: executivo, legislativo, judiciário, agência de auditoria e agência de concurso público. O chefe de estado é o presidente, eleito pelo povo para mandato de quatro anos que conta com o primeiro-ministro. O legislativo é representado pela Assembleia Nacional, unicameral, com 113 membros. O Yuan Judiciário é o órgão máximo do sistema; o presidente e o vice-presidente do judiciário, mais 13 juízes adicionais formam o Conselho das Grandes Justiças, nomeados pelo presidente com aprovação do Yuan. O Supremo Tribunal de Justiça, com divisões criminais e civis, são nomeados para exercer o cargo de maneira vitalícia. Segue-se um Tribunal Constitucional, criado em 1993.

São cidades principais: Taipei, Kaoshsiung e Taichung. A religião predominante é o budismo, 35,1%, o taoísmo, 33,0%, o yiguandao, 3,5%. O idioma oficial é o mandarim.

Na Economia, é tida como a 21ª maior economia do mundo. A indústria tecnológica é avançada, a agricultura e o turismo. 

Taiwan lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário