Pesquisar este blog

sábado, 26 de outubro de 2019

ELEIÇÕES NA ARGENTINA E NO URUGUAI

Amanhã haverá eleição na Argentina e no Uruguai; as pesquisas apontam para a vitória de Alberto Fernandez e Cristina Kirchner já no primeiro turno, enquanto no Uruguai tudo indica que haverá segundo turno entre o candidato da Frente Ampla, cujo líder maior é o ex-presidente Mujica. 

No primeiro turno, em agosto, 47% dos argentinos votaram em Fernández e Kirchner, enquanto o atual presidente, Maurício Macri obteve apenas 32%, dos 34 milhões de eleitores; para o candidato vencer no primeiro turno terá de contar com 45% ou 40% e a diferença do segundo colocado ser dez ou mais pontos. Se por acaso houver segundo turno, já está marcado para 24 de novembro. 

As pesquisas mostram segundo turno, já designado para o dia 24 de novembro, no Uruguai; a vitória no primeiro turno exige 50% dos votos mais um. O candidato da Frente Ampla, Daniel Martinez, tem 33% dos votos, enquanto Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, de direita, aparece com 25% das intenções de voto. A Frente Ampla está no poder há 15 anos. Em terceiro lugar, empatados, estão Ernesto Talvi, do Partido Colorado e Manini Rios do Partido Cabildo Aberto, ambos com 11%. Os 2.7 milhões de eleitores vão votar para presidente, senadores e deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário