Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de julho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXLIV)

RÚSSIA CONVOCA JOVENS PARA GUERRA 

A Rússia continua mandando para a guerra da Ucrânia soldados jovens e de carreira e temporários, além de funcionários de empresas privadas de segurança e militares. O presidente determinou recrutamento de mais homens para a guerra, depois que constatou que toda a sua programação esvaiu-se com a resistência dos ucranianos. Putin não proclamou mobilização geral para enfrentar os ucranianos e direciona para convocar os veteranos para integrar a guerra particular do carniceiro russo, além de recrutar homens das denominadas "repúblicas populares" de Donetsk e Lugansk. Putin, no desespero, convocou estudantes no último ano do curso, sem respeitar o adiamento a que têm direito; chamou também pessoas com saúde deficiente.     

MAIS UM BRASILEIRO É MORTO NA GUERRA

Douglas Búrgio, 40 anos, que residia em São José dos Ausentes/RS, depois de deixar o Exército, onde serviu durante cinco anos, montou uma borracharia, abandonou tudo e rumou para a Ucrânia, com passagens adquiridas por ele próprio, integrou, em maio, como voluntário o Exército ucraniano, para tornar-se, no dia 2/7, o segundo brasileiro a morrer na guerra da Ucrânia, durante um bombardeio russo na cidade de Kharkiv. A família de Búrgio tentou tirar essa ideia de ir para a guerra, mas não adiantou. O primeiro voluntário brasileiro, que morreu na Ucrânia, foi André Luís Hack, 43 anos; outros brasileiros continuam lutando na guerra desencadeada pelos carniceiros russos.   

RÚSSIA INTENSIFICA BOMBARDEIOS

Os carniceiros russos intensificaram os bombardeios no leste da Ucrânia e buscam conquistar toda a região do Donbass, onde estão as repúblicas autroplaclamadas independentes, reconhecidas somente pela Rússia e pela Síria. O presidente Volodymyr Zelensky acalmou a população, afirmando que em outras frentes de batalha, na região de Kharkiv ou em Kherson o país conseguiu significativos "progressos". O exército ucraniano reconheceu a superioridade dos russos e retiraram da cidade de Lysychansk, região majoritariamente russófona e controlada pelos separatistas desde 2014. A batalha intensifica nas cidades de Sloviansk e Kramatorsk, no oeste do país. As forças ucranianas estabeleceram linha de defesa entre Lysychansk e Bakhmut para proteger Sloviansk e Kramatorsk.

BUCHA PLANTA FLORES

Na cidade de Bucha, alvo de ataques violentos, no início da guerra, moradores começaram a plantar flores juntos aos prédios ou a reconstruir seus jardins. Ainda permanecem os sinais dos combates com janelas partidas, marcas de tiros e paredes com buracos. Muitos moradores trabalham para fazer reparos nas casas, colocando janelas novas e outras obras. A Conferência de Lugano, que conta com a presença do primeiro-ministro Denys Schmigal e do presidente do Parlamento, Ruslan Stefanchuk, deverá traçar as linhas da futura reconstrução da Ucrânia. Haverá reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen para fixar as base do "Plano Marshall" para a Ucrânia, que necessitará de dezenas e centenas de bilhões de dólares. 

MINISTRO AFIRMA QUE ASSUMIU CONTROLE DE LUGANSK

O ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, informou ao presidente Vladimir Putin que as forças russas assumiram o controle de Lugansk e de Donetsk, as duas repúblicas que se autoproclamaram independentes, antes do início da guerra, mas reconhecidas somente pela Rússia e pela Síria. O último reduto das forças ucranianas estavam estabelecidas na cidade de Lysychansk.  


RÚSSIA REAGRUPA PARA ATACAR MARIUPOL

As Forças Russas, depois da conquista do Donbass, voltaram para conquistar a cidade portuária de Mariupol, peça que falta para os carniceiros exercerem o controle da importante cidade no sul do país. A cidade esta praticamente destruída e "dezenas de milhares de pessoas" já morreram, segundo declaração do presidente Volodymyr Zelensky. Nesses quase dois meses de guerra, os russos não romperam a linha para controlar Mariupol. Putin fracassou com a tentativa de ocupar a capital, Kiev, e cidades vizinhas, e de impedir a adesão da Ucrânia à Otan, mas mas leva vantagem na região de Donbass.   

Salvador, 4 de julho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário