Pesquisar este blog

domingo, 14 de março de 2021

O POVO NÃO ACEITA O GOVERNO MILITAR EM MIANMAR

Mianmar, antiga Birmânia, no Sudoeste da Ásia, faz fronteira, dentre outros com a China, Tailândia e Índia; possui 676.578m2, com população em torno de 53 milhões de habitantes. As cidades mais importantes são Yangon, 5 milhões de habitantes, Mandalay, 1,2 milhão e Naypyidaw, capital do país, com 1,1 milhão. O país está envolvido em verdadeira guerra, de um lado os militares golpistas e do outro o povo que não para de fazer protestos, ocasionando muitos prisões e mortes. Os golpistas proibiram as manifestações e até o bloqueio da internet, como meio de controlar a população. 

Em fevereiro/2021, um golpe militar direcionado contra a conselheira de Estado, semelhante a primeiro-ministra, Aung San Suu Kyi, que obteve sagradora vitória na eleição e ficou famosa por ter ganho o prêmio Nobel da Paz, em 1991, durante seu período de prisão, onde permaneceu entre os anos de 1989 até 2010. Kyi é o símbolo da democracia no país e foi novamente presa nesse golpe de 2021; o presidente eleito, Win Myint, seguia as orientações da grande líder Kyi, daí ocorrendo a prisão da liderança, proporcionando a repulsa de vários países contra os golpistas.  

Os jovens, como em Hong Kong, tomaram as ruas e usam as redes sociais para as convocações e protestos contra o regime, mas a ação dos golpistas, chefiado pelo primeiro-ministro militar Prayuth Chan-ocha investe com toda a força do Exército para reprimir o povo. Calcula-se que mais de 1.000 pessoas foram presas e somente num dia 38 manifestantes morreram. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário