Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de março de 2021

LULISMO E BOLSONARISMO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva originou-se do Sindicato dos Metalúrgicos em São Paulo e comenta-se que pouco trabalhou na metalurgia, porque preferiu embrenhar-se pela vida sindical, onde conseguiu aderentes para pleitear cargos políticos e, com facilidade, tornar-se deputado federal no período de 1987/1991; não tentou a reeleição, porque ambicionava cargos mais altos e não se adaptou com os trabalhos da Câmara. O alcance do voo mais elevado surgiu depois de tentativas para desembarcar no Palácio do Planalto. Foi grande a vitória, principalmente de um líder dos sindicatos que veio de baixo. Nos primeiros momentos de governo foi cercado por incertezas, especialmente na área econômica, mas soube escolher bons ministros a exemplo de Palocci e Meireles que conquistaram muitos benefícios econômicos para o país. Lula encantou-se com o poder e com o dinheiro que estava sob seu governo e desviou do que se esperava dele. Praticou todo tipo de maracutaias, tornando ricos seus filhos, além de muitos auxiliares e empresários, e direcionando recursos do Brasil para ajudar governos da África, de Cuba e da Venezuela. Foi um desastre e a constatação deste descalabro resultou em processos contra seus mais próximos assessores, no denominado mensalão. Lula livrou-se porque alegava que "não sabia de nada". Adiante, surgiu a Lava Jato e aí não teve meios para o ex-presidente evitar a cadeia, decretada não por Sergio Moro, como muitos imaginam, mas pelo Tribunal Regional Federal, com sede no Rio Grande do Sul; foi considerado como chefe de sofisticada quadrilha, responsável por tentar esvaziar os cofres da maior empresa do país, a Petrobras. 

A gênese do presidente Jair Bolsonaro foi bem diferente. Iniciou no Exército e destacou-se pelas presepadas com muitos atos indisciplinados até sair da corporação. Como capitão feriu em vários momentos o regulamento disciplinar, chegando a ser indiciado como réu na Justiça militar. Indispôs-se com a cúpula do Exército por questões salariais e terminou sendo processado, apesar de absolvido na Justiça. Em 1986, o jornal Tribuna da Imprensa noticiou sua prisão e, em 1987, afastou do Exército para candidatar a vereador pelo Rio de Janeiro com apoio de muitos militares; em seguida, foi reformado ex-officio como capitão da reserva face à posse como vereador, em 1988. Entre 19991 e 2018 foi deputado federal por diferentes partidos. Fazia manifestações consideradas controversas e classificadas como "discurso de ódio", posicionando-se sempre na extrema-direita, defendendo a tortura e aplaudindo a ditadura militar brasileira. Foi para reserva, como capitão reformado, em 2015. Bolsonaro enfrenta muitas irregularidades no seu governo, praticadas por ele próprio e por seus filhos, consistentes nas denominadas rachadinhas. O atual presidente destaca-se pelo completo descuido com pastas importantes, como a Saúde e Educação. É considerado o responsável pela morte de mais de 300 mil mortes, porque ironiza o vírus, manifesta-se contra o uso de máscara e promove a aglutinação de pessoas, além de ser contra o fechamento do comércio. 

Lula e Bolsonaro têm muitos pontos em comuns; abraçaram a informalidade em todos os ambientes e tanto um quanto outro escolheu nomes de projeção para gerir a economia e a Justiça, mas nas relações internacionais cometeram erros grosseiros na opção por gente incompetente. Enquanto Lula tinha Antônio Palocci, na Fazenda e Henrique Meirelles no Banco Central, Bolsonaro preferiu entregar toda a economia a Paulo Guedes. Lula escolheu para a Justiça o criminalista mais importante do país, Márcio Thomaz Bastos, enquanto Bolsonaro nomeou um superministro, que deixou a magistratura para ocupar a pasta.  Ernesto Araújo que acaba de deixar o governo de Bolsonaro lutava pelo fim da "ideologia marxista", na diplomacia, enquanto Lula escolheu Celso Amorim, exatamente o inverso, prestigiando a aproximação com Cuba, Venezuela. 

Tanto um como outro apresentam-se como líderes populares, abraçando as pessoas, tomando café ou bebida em bares, promovendo churrascos. Bolsonaro exibiu fotos da mesa do café da manhã com pão e leite condensado.

Salvador, 31 de março de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário