Pesquisar este blog

domingo, 28 de março de 2021

NAUFRÁGIO: 2.400 ANOS

O mais antigo naufrágio intacto do mundo foi descoberto por arqueólogos, no fundo do Mar Negro, em torno de um quilômetro abaixo da superfície, onde acreditam que permaneceu por mais de 2.400 anos. O navio, de origem grega, mede 23 metros e ainda com "mastro, lemes e bancos de remo presentes". Os pesquisadores asseguram que a falta de oxigênio preservou a integridade da embarcação que continuará no local onde foi encontrada. 

A equipe internacional de arqueólogos marítimos, cientista e agrimensores marinhos já descobriram mais de 60 navios naufragados, depois de participar por três anos em missões de explorações do Mar Negro. Foram achados "uma frota de cossacos do século 17, a de navios mercantes romanos completos com ânforas, além de um navio completo do período clássico". A matéria é do jornal Estado de São Paulo.    




imagem do mais antigo naufrágio intacto

Três anos explorando o fundo do Mar Negro

Este navio grego foi apenas mais um, entre os mais de 60 naufrágios encontrados pela equipe internacional de arqueólogos marítimos, cientistas e agrimensores marinhos. Eles participaram da  missão de três anos para explorar as profundezas do Mar Negro para conseguir  uma maior compreensão do impacto da pré-história marítima. Eles disseram que as descobertas variaram em idade de “uma frota de cossacos do século 17, a de navios mercantes romanos, completos com ânforas, além de um navio completo do período clássico”.

Fonte: https://www.theguardian.com/science/2018/oct/23/oldest-intact-shipwreck-thought-to-be-ancient-greek-discovered-at-bottom-of-black-sea?CMP=share_btn_link.

Atuns Rabilho, cotas, corrupção, e extinção

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário