Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de março de 2021

HONG KONG OU SINGAPURA?

Hong Kong, cuja capital é Vitória, situa-se na costa norte da ilha de Hong Kong, possui 7.603.128 habitantes em área de 1.104 quilômetros quadrados. Pertenceu ao Reino Unido entre os anos 1842 a 1997, quando conquistou a independência, ficando vinculada à região administrativa especial da China. No ajuste para a emancipação do Reino Unido, ficou estabelecido que Hong Kong teria seu próprio sistema de leis em relação à China, situação que prevista para até 2047. Hong Kong difere muito da China, no que se relaciona com o sistema político e judiciário; este segue a linha do common law. Na esfera política, Hong Kong adota um sistema multipartidário, no qual o chefe de governo é escolhido por um Comitê de Seleção/Eleição, contando com 400 a 1200 membros. 

O país passa por maus momentos desde que a China resolveu intervir e acabar com a democracia. Os habitantes da ilha conseguiram reunir cerca de 2 milhões de pessoas para manifestar contra a interferência da China; em função dos sucessivos protestos, cerca de 8 mil manifestantes foram presos e muitos perderam a vida. O início de tudo deu-se em junho/2019, quando houve repúdio a um projeto de lei, que permitia a extradição de suspeitos de crimes contra a China continental, expondo a população a julgamentos injustos, causados pela crescente influência dos governantes comunistas na ilha. Na economia, o país destaca-se por ser um grande centro financeiro. Para se aferir a importância da cidade basta saber que em Hong Kong são instalados 107 consulados, superior a qualquer outra cidade em todo o mundo; é sede dos escritórios regionais de 9 mil bancos e companhias estrangeiras. É invejável o sistema de transporte público, usado por mais de 90% das viagens diárias.

O dragão chinês conseguiu remover Hong Kong da economia mais aberta do mundo e Singapura, a denominada Pérola da Ásia, passou a ocupar o lugar, pela segunda vez, como sendo a mais aberta, com 89,7%, seguido da Nova Zelândia, 83,9%; trata-se de uma cidade-estado insular, localizada no Sudeste da Ásia, pouco maior que o Vaticano, apenas 618 quilômetros quadrados, mais da metade da extensão territorial de Hong Kong, e população de 6.199.586. Como Hong Kong, Singapura libertou-se da autonomia britânica, em 1959, mas somente em 1965 conquistou sua independência total. Era o quarto centro financeiro do mundo, o segundo maior mercado de cassinos, o terceiro centro de refinação de petróleo do planeta, além de possuir um porto entre os cinco mais movimentados do mundo. O destaque é que o país é classificado pela Transparência Internacional, como o menos corrupto do planeta. Ademais, a baixa tributação, confidencialidade nos negócios e estabilidade política facilitam a chegada de grandes empresas e fortunas de todo o mundo. A renda per capita de Singapura é semelhante a dos Estados Unidos, US$ 65 mil, tornando-a um dos países mais rico. Outro fato que atrai a cidade-estado é de ser considerada paraíso dos amantes da arquitetura, pelas singularidades de enormes construções. 

Considerando todos essas condições, a Singapura tem recebido grandes empresários como Sergey Brin, cofundador do Google, nono mais rico do mundo, o brasileiro Eduardo Saverin, que junto com Mark Zuckerberg fundou o Facebook, e muitos outros. Tudo isso contribuiu para o país ocupar o posicionamento antes desfrutado por Hong Kong.   

Salvador, 23 de março de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário