Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de março de 2021

IMPORTANTE É A MOLDURA, NÃO O CONTEÚDO

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, está realizado com a distribuição a conta-gotas das mensagens roubadas pelos hackers dos telefones do ex-juiz Sergio Moro e de Procuradores. Inicialmente, Lewandowski determinou a entrega das gravações ilícitas para os advogados do ex-presidente e passaram a promover grande publicidade ao material; posteriormente, o STJ, através do ministro Humberto Martins, que busca a simpatia do presidente da República para ser ministro do STF, em decisão inovadora e contrária à lei, buscou fazer uso das mensagens para processar o ex-ministro Sergio Moro e os procuradores; em seguida, foi a vez do Tribunal de Contas, através do conselheiro Bruno Dantas, colocado no cargo por interferência do ex-presidente José Sarney, também pedir a liberação das gravações e o atendimento foi pronto; por último, há requerimento para possibilitar o acesso às conversas, obtidas ilicitamente, ao CNMP, através de um conselheiro que chegou ao órgão através do senador Renan Calheiros. Todos trabalham para agradar a Bolsonaro, que não quer Moro na disputa da eleição de 2022.

O que impressiona e causa até revolta situa-se na perseguição a um magistrado e procuradores que se entregaram de corpo e alma para combater a corrupção e agora sendo molestados como se eles fossem os criminosos. Rídicula a troca de posições, porque esses profissionais sacrificaram suas vidas pessoais para julgar criminosos, mas pequena parte dos advogados e alguns julgadores desviam não para ajudar o magistrado  e procuradores, mas para importuná-los. As afirmações dos ministros, em momento algum, desmentem os crimes cometidos pelo ex-presidente ou ao menos mencionam sobre as provas nos autos que possibilitaram sua condenação. Não tratam do assunto, mas, através de conversas de Moro com seus amigos procuradores, simples conversas, querem destruir todo o trabalho desenvolvido em Curitiba e que desmantelou a maior corrupção do mundo. O mais emblemático acossamento dos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e agora acompanhado pelo ministro de Bolsonaro, Kassio Marques, direciona-se para tornar Lula ficha limpa. Os homens que deveriam buscar elementos para condenar a corrupção, são os autores do desmantelamento de toda a luta destes verdadeiros heróis, que foram cultuados pelo povo brasileiro. 

A mais recente decisão do STF ressuscita o ex-presidente condenado em três instâncias para assegurar que o juízo de condenação foi incompetente. Como engolir tamanha decisão depois de cinco anos de sentenças, acórdãos e decisões!

Enfim, os ministros invertem as bolas da sensatez para desmistificar o conteúdo e valorizar a moldura. De nada valem as provas produzidas, de nada servem os sucessivos julgamentos, por varias instâncias, porque o fundamental é conceder a ficha limpa para o homem que "merece um julgamento justo". 

Salvador, 11 de março de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário