Pesquisar este blog

sábado, 5 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: ILHAS CAYMAN (XXXIII)

Ilhas Cayman são um território ultramarino britânico no Caribe, ao sul de Cuba. É compreendido do Grande Caimão, Caimão Brac e a Pequena Caimão. A capital é Gorgetown. O arquipélago, atualmente, é um paraíso fiscal. A Espanha reconheceu a soberania inglesa, desde 1670, com o Tratado de Madri; junto com a Jamaica foram governados como uma colônia até 1962, quando tornaram territórios ultramarinos britânicos, enquanto a Jamaica conquistou sua independência.

As ilhas são divididas em 8 distritos, administrados a partir da capital. Desde 2005, o governador preside o parlamento unicameral da ilha, composto por 18 membros, dos quais 15 eleitos a cada quatro anos e 3 nomeados pelo Conselho Executivo. Desses 15 eleitos, cinco são indicados para servir como ministros em gabinete liderado pelo governador, nomeado pelo governo britânico para representar a monarca, que tem como chefe de governo um primeiro-ministro. O gabinete conta com dois membros oficiais e cinco membros eleitos, denominados ministros, um dos quais é o primeiro-ministro. 

Tem população de 61.559 habitantes e 260 quilômetros quadrados de extensão. O inglês é a língua oficial, mas parte da população fala o espanhol. A religião que predomina é protestante, 68%, católica 13% e outras 10%. O índice de alfabetização é bastante alto, 98%. O idioma oficial é o inglês e um dialeto denominado de caymany. O turismo representa 70% do produto interno bruto e por ser considerado um paraíso fiscal, o quinto maior centro financeiro do mundo, a economia é bastante sólida. São registradas na ilha 40 mil empresas, das quais 600 são bancos, que movimentam bilhões em ativos. 

Ilhas Cayman lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário