Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de abril de 2019

ROBÔ JUIZ

A Estônia é um país pequeno com 1.3 milhões de habitantes, na Europa. A nação está na vanguarda com a inteligência artificial no serviço público. O Ministério da Justiça da Estônia bancou o desenvolvimento de um robô juiz, que atuará em pequenas causas de até R$ 30 mil, possibilitando a liberação dos juízes para solucionar causas mais complexas. O projeto, em fase inicial, visa tomar decisões, através de inteligência artificial, embasada em um banco de dados com todas as leis existentes no país. 

Na liderança do programa está um jovem de 28 anos, Ott Velsberg. As partes entregarão todos os documentos para o sistema que tomará a decisão, sujeita a reapreciação de um juiz de direito. O país já tem experiência em inteligência artificial com a substituição de funcionários públicos por algoritmos em 13 funções. 

Os algoritmos já ajudam os desempregados do país, classificando os melhores candidatos para cada vaga existente; sustenta-se nas habilidades de cada candidato. Relatórios mostram que 72% dos funcionários contratados pela indicação da inteligência artificial continuam nos empregos depois de seis meses da contratação, diferente do que era, quando o homem escolhia e apenas 14% continuavam no trabalho depois de seis meses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário