Pesquisar este blog

domingo, 4 de novembro de 2018

SUSPENSÃO DE PENA DE MORTE DIVIDE PAQUISTÃO

A Suprema Corte do Paquistão substituiu a pena de morte por enforcamento, aplicada pela Justiça de graus inferiores, a Asia Bibi, acusada de insultar o profeta Maomé, em briga com vizinhos. Bibi, que é cristã, sempre disse ser inocente, mas está presa em cela solitária há oito anos. A decisão da Corte causou protestos em todo o país com a fúria dos círculos extremistas muçulmanos e de defensores radicais das leis contra a blasfêmia. As manifestações só foram suspensas depois que o governo não se opôs a um pedido de revisão da decisão do Supremo Tribunal para proibir Asi Bibi de deixar o país. Muitos países ofereceram asilo a Bibi. 

O juiz Saqilb Nisar determinou a imediata liberdade para Bibi, presa na cidade de Sheikupura. Ela reagiu à publicação da sentença, anunciada por jornalistas, com a expressão: “Não posso acreditar no que estou ouvindo, vou sair agora?"

O advogado de Asia Bibi, Saif Mulook teve de deixar o país diante das ameaças recebidas de islamitas e sem receber proteção policial. Disse o advogado: "No cenário atual, não é possível morar no Paquistão". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário