Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

CNN PROCESSA TRUMP

A emissora de televisão CNN moverá Ação Judicial contra o presidente Donald Trump, em virtude do cancelamento da credencial do jornalista Jim Acosta na Casa Branca, sob o fundamento de que a providência é inconstitucional, porque viola a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que garante a liberdade de expressão e a Quinta Emenda, que assegura a necessidade do devido processo legal. 

A CNN pede a restauração imediata da credencial do jornalista, descredenciado depois de desentendimento com Trump, durante uma coletiva de imprensa; requer proibição de repetição de fatos dessa natureza. A emissora alega que vários órgãos de imprensa vivem a ameaça de descredenciamento pela Casa Branca. Serão réus na ação o presidente Trump, seu chefe de gabinete, John Kelly, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders; o vice-chefe de gabinete para comunicação Bill Shine, o diretor do Serviço Secreto Randolph Alles e o funcionário do Serviço Secreto que tomou a credencial de Acosta, John Doe. 

A jurisprudência diz que antes de ser negada uma credencial, o jornalista deve ser notificado por escrito pela Casa Branca, com explicação do motivo para que se possa defender no Tribunal. A Associação dos Correspondentes da Casa Branca publicou Nota, afirmando que apoia fortemente o objetivo da CNN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário