Pesquisar este blog

domingo, 15 de junho de 2014

CAPITAL DE THOMAS PIKETTI

Thomas Piketti, economista francês, lançou recentemente o livro “Capital”, que tem causado muita polêmica; segundo comentaristas, Piketti, com sua obra, substitui o livro “O Capital” de Karl Marx, século XIX, no século XXI, apesar de assegurarem que o economista nem leu a obra de seu antecessor, Marx.
Para Marx, o sistema de livre mercado, denominado de “capitalismo”, assemelha-se a um jogo de pôquer no qual são eliminados um a um dos jogadores até ficar somente um. Entendia que esse fato provocaria a existência de uma minoria, os capitalistas, e a maioria, os proletários. Essa situação levaria à revolução do proletariado que culminaria com a tomada do poder. Isso não ocorreu. 
Piketti oferece o seguinte conceito para capital: estoque de todos os bens de propriedade de indivíduos privados, corporações e governos, que podem ser comercializados no mercado. Nessa denominação pode ser incluída imóveis e direitos de propriedade intelectual. 
O autor defende a ideia de taxação progressiva na riqueza global dos milionários, formado por 1%, como meio para conter as “desigualdades aterrorizantes” acumuladas pelos poderosos no mundo moderno. Diz que essa situação acontece devido à taxa de retorno sobre o capital que é sempre maior que a taxa de crescimento de renda, teoria desenvolvida pelo “O Capital”, de Marx.  Analisa toda a evolução das desigualdades sociais nos dois últimos séculos.
Piketti mostra as deficiências do capitalismo, principalmente no que se refere ao livre-mercado; faz a diferenciação entre renda e riqueza e entende necessária a intervenção do Estado para evitar a produção de oligarquias antidemocáticas, como ocorre no mundo atual; serve de muitas estatísticas para fundamentar sua tese de repercussão mundial.  

Piketti tem sido muito criticado pelos economistas, que mostram erros nas estatísticas publicadas, mas ninguém nega que os ricos estão cada vez mais ricos e a classe média mantém-se estacionada, principalmente na maior potência do mundo, os Estados Unidos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário