Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de abril de 2021

LOCKDOWN ACABA COM VÍRUS, NA NOVA ZELÂNDIA

Primeira-ministra Jacinda Arden
A Nova Zelândia, formada por duas ilhas principais, fica na Oceânia, conta com 5 milhões de habitantes, em área de pouco mais de 268 mil quilômetros quadrados; faz parte da comunidade britânica, e tem Isabel II, como rainha, representada por um governador-geral. O poder político é de competência do parlamento, tendo no comando a primeira-ministra Jacinda Arden, 39 anos. É um dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo. A imprensa falada e escrita não poupa elogios à primeira-ministra, através de seu Partido Trabalhista, que obteve 49% dos votos, nas últimas eleições, resultado incomum no país; o adversário mais próximo conseguiu 27%. 

A primeira-ministra foi incluída, pela revista Time, entre as 100 personalidades mais influentes do mundo; ela obteve êxito total, no enfrentamento da Covid-19: apenas 1.132 casos de pessoas infectadas e 22 óbitos registrados, sendo que a última morte deu-se em fevereiro. A batalha começou em março/2020, quando a primeira-ministra adotou algumas restrições mais duras do mundo, fechando fronteiras e estabelecendo um lockdown rigoroso de seis semanas, em total isolamento. Até os aeroportos suspenderam todos os voos, inclusive domésticos. Tudo isso foi feito logo no início da pandemia e os neozelandeses, num primeiro momento, não gostaram do rigor do recolhimento, mas louvaram as providências depois que constataram os resultados promissores. 

Na atualidade, na Nova Zelândia, as fronteiras continuam com severas restrições, principalmente para entrada de estrangeiros, mas todas as outras atividades, no país, estão em pleno funcionamento. Os hotéis, restaurantes, bares, shoppings, escolas, empresas, estão abertas, os estádios recebem o público para os jogos, sem restrição alguma; até as máscaras não são obrigatórias, salvo em transportes públicos e nos aviões. As aglomerações, os beijos, os abraços voltaram ao normal, daí a afirmação de Jacinda de que o vírus foi "eliminado" na Nova Zelândia. 

Salvador, 11 de abril de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário