Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de abril de 2021

HELICÓPTERO VAI VOAR EM MARTE

Missões dos Estados Unidos, Europa, China, Emirados Árabes e Índia estão em Marte, promovendo estudos sobre o planeta vermelho. Todos desceram por lá em fevereiro depois de quase seis meses de viagem, distante da Terra 54 milhões de quilômetros quadrados; muitas tentativas para descer em Marte foram fracassadas, principalmente pela dificuldade para frear a nave com velocidade de 121 mil quilômetros por hora para 18 mil km/h, em 27 minutos. O homem ainda não sabe se tem vida em Marte, mas faz inúmeras análises do solo para ter a certeza de suas afirmações. 
Orbitam em torno de Marte sete naves espaciais, sendo três americanas, duas da Europa, uma da Índia e outra dos Emirados; elas não pousarão no solo marciano, e destinam-se a estudar a atmosfera e a meteorologia do planta. É pretensão desses países construir uma colônia humana em Marte nos próximos 100 anos. A missão chinesa, a primeira a ir a Marte, permanecerá até o mês de maio/2021 e está programada a descida de um veículo no solo de Marte para estudar os solos e analisar a existência de água ou de vida. A nave chinesa até o mês de abril iniciará a órbita elíptica de 20 a 43 mil quilômetros, completando uma volta em torno de Marte a cada 55 horas. Sabe-se que o ano marciano corresponde a 687  dias da Terra.   
Na viagem a Marte, em fevereiro, a NASA levou o helicóptero Ingenuity, acoplado ao robô Perseverance de onde se soltou no sábado para pousar no planeta; a experiência, na noite do domingo, sozinho no planeta, antes de seu primeiro voo, foi cercada de êxito, face à temperatura gélida da área, segundo noticiou a NASA. O helicóptero passa a alimentar de seus próprios painéis solares, aquecendo à noite, -90ºC. Na noite de domingo, o Ingenuity passará pelo primeiro teste de voo, onde o ar marciano com densidade correspondente a 1% da atmosfera da Terra. O helicóptero americano é composto por quatro pés, como se vê na foto acima, pesa 1,8 quilos e mede 1,2 metros de ponta a ponta; é mais parecido com um drone. O Perseverance que conduziu o helicóptero permanecerá em ponto que possibilite captar fotos de todo o voo do Ineguity.
Salvador, 07 de abril de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário