Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de março de 2021

O TERRORISMO NO AFEGANISTÃO

Depois da Síria, o país que mais sofre com a guerra é o Afeganistão, cuja capital é Kabul. Localiza-se na Ásia Central e conta com pouco mais de 38.4 milhões de habitantes, apesar da variedade dos números, em área territorial de 652.090 quilômetros quadrados. O país faz fronteira com o Paquistão, Irã, Turcomenistão, Usbequistão, Tajiquistão e a China. A infelicidade do país começou há 40 anos, quando foi iniciada uma guerra civil entre grupos afegãos; como sempre, aparece as superpotências, Rússia e Estados Unidos, para intervir no conflito, iniciando a Primeira Guerra do Afeganistão. A Rússia só deixou o Afeganistão 10 anos depois. Estudiosos afirmam que o custo econômico e militar da guerra foi tão alto que contribuiu para a decadência da URSS. Em 2001, outra guerra, com ataque dos Estados Unidos, visando encontrar bin Laden, morto somente em 2011. Este conflito resultou em milhares de mortes , entre civis e combatentes, provocando grande número da população que fugiu do país para o Paquistão ou Irã. 

Na década de 70 o país desestabilizou-se diante da briga interna entre seus próprios líderes: um deles, Taraki foi aconselhado pelos soviéticos a demitir Amin, que soube do plano, prendeu e mandou matar Taraki, tornando chefe de Estado. Na década de 80, metade do exército do Afeganistão desertou ou juntou-se aos rebeldes e a Rússia ocupou o país; os militares, mais de 100 mil, lutaram com o governo comunista afegão. A capital, Cabul, foi bombardeada, mas a resistência intensificou-se, contando com o apoio dos Estados Unidos, do Paquistão, da China, Irã e outros países, mobilizando os muçulmanos, tendo a participação dos combatentes jihadistas de vários países, os mujahidins, onde estava Osama bin Laden que criou o grupo terrorista al-Qaeda. Em 1988, as tropas soviéticas bateram em retirada, mas a guerra continuou. Nesse conflito, em torno de 1 milhão de afegãos perderam a vida, mais de 5 milhões refugiaram no Paquistão ou no Irã e 2 milhões desalojados no país. Além de tudo isto, 1,2 milhão de civis ficaram incapacitados por mutilações e outros 3 milhões foram feridos. Houve cidades, como Kandahar, que reduziu sua população de 200 mil habitantes para 25 mil.  

O crescimento do terrorismo no país deveu-se a este conturbado cenário. A situação tornou-se mais dramática, quando se sabe que o Afeganistão já era um dos mais pobres país do mundo e a guerra que perdurou por mais de uma década piorou ainda o cenário.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário