Pesquisar este blog

domingo, 1 de novembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: MOLDOVA (XCI)

A Moldova ou Moldávia, cuja capital é Quichinau ou Chisinau, situa-se na Europa oriental e limita-se ao norte, leste e sul com a Ucrânia e a oeste com a Romênia. Possui 4.052.358 habitantes em área territorial de 33.844 quilômetros quadrados. O país é menor que o estado do Rio de Janeiro. Conquistou a independência da então República Socialista Soviética, URSS, em 1991. A divisão administrativa do país composta 32 condados ou distritos, três municípios e duas regiões autônomas.

Trata-se de uma república democrática representativa parlamentar, tendo o presidente como chefe de Estado, eleito para mandato de quatro anos e o primeiro-ministro como chefe de governo. O legislativo é exercido pelo governo e pelo parlamento, constituído por 101 membros, eleitos para mandato de quatro anos. O judiciário é independente.   

O país não possui costa marítima.

O idioma oficial é romeno. A religião predominante é de cristãos ortodoxos, 93,3%, tendo 1,9% de protestantes. São cidades importantes: Chisinau, Tiraspol e Tighina.

Na economia, o país depende bastante da agricultura e as necessidades energéticas originam-se da Rússia, de onde vem o petróleo, carvão e gás natural. É um país pobre e o turismo não sustenta-se em túneis nos quais está a maior adega do mundo, com mais de 120 quilômetros de armazéns de vinho.

A Moldávia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário