Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O VILÃO TRUMP!

O americano escolheu para a presidência de seu país, quatro anos atrás, um empresário rude e parecido com um vilão de filme de aventura; Donald Trump foi o personagem, encontrado nos tuítes, e tempos passados, na mídia, quando dirigia o programa "O Aprendiz", embasado no mundo dos negócios, de onde saiu em 2015 para empreender o projeto de conquistar a Casa Branca. A iniciativa mais importante, na sua campanha, foi o apoio da Rússia para denegrir a imagem de sua concorrente, a candidata Hillary Clinton e difundir as fake news. Sustentado na desinformação foi eleito, e conseguiu livrar-se de um processo de impeachment, que passou na Câmara dos Representantes, mas suspenso no Senado Federal. Trump respondia por abuso de poder e obstrução e a acusação era comprovada, quando o presidente proibiu seus auxiliares de deporem no Congresso Nacional. Sua defesa, no Senado Federal, deu-se no terreno político, porquanto até testemunhas foram impedidas de depor para não complicar a situação. Assim, livraram-lhe do impeachment. 

A conduta do presidente, na gestão, foi de diminuir seus assessores, correligionários e até presidentes de outras nações, porque sua tacanha mente indicavam-lhe que os Estados Unidos já se bastavam e não queria bom relacionamento com os povos de outros países, salvo para obter benefícios sem nada conceder. O fanatismo político dominou os republicanos sob liderança de Trump, tendo havido muitas baixas do partido, porque não comungavam com o comando exercido pelo presidente. Os republicanos que lhe seguiram desvestiram dos princípios que norteavam a sigla para acompanhar religiosamente a cartilha do “mentiroso” presidente, como afirmam os jornais americanos. Um auxiliar de Trump, James Coney, ex-diretor do FBI, tratou-lhe como uma "figura mafiosa que tenta ultrapassar a linha entre a aplicação da lei e a política..."

Trump anistiou um de seus amigos, Paul Manafor, ex-chefe da campanha, condenado por fraude bancária e fiscal; anistiou também Roger Stone, condenado por mentir no Congresso e tentou anistiar o ex-espião americano, Edward Snowden, que vive na Rússia, já tendo, inclusive, obtido a nacionalidade no país que o recebeu.  

No programa, "O Aprendiz", onde Trump trabalhou desde 2004, sua maior realização acontecia quando proclamava: "You're fired", ou seja, você está demitido. Aliás, na Casa Branca, o presidente continuou com sua tara de pisar no outro, quando mandou para casa, em torno de 45% de seus assessores, durante seu governo, muitos deles pelo Twitter. Além desta diversão para o presidente, outras que lhe apeteciam era inundar o Twitter com desinformações e jogar golfe. Para a prática do esporte Trump não escolhia dia, pois podia ser em pleno curso da semana, quando deveria está despachando na Casa Branca.   

A CBS americana pretende levar Trump para outro empreendimento "The Apprentice: White House", destinado aos pretendentes para assumir cargo no projeto de Trump de voltar à Casa Branca em 2024. O objetivo prende-se a manter Trump na mídia a fim de retornar na próxima eleição presidencial. 

Em 2016, o povo americano imaginou que Trump, apesar de sua cara de poucos amigos, seria apto para  transformar seus sonhos em realidade. Na verdade, não foi este o perfil do presidente; inúmeros livros sobre sua personalidade no meio familiar, no governo e como empresário foram lançados e todos mostrando o homem mentiroso, petulante, vingativo e sem nenhum conhecimento teórico para comandar o maior país do mundo. Um dos autores, o jornalista Michael Walsh, no livro Fire and Fury, assegura, depois de acompanhar o presidente e seus assessores, por seis meses, que Trump é uma pessoa volátil, despreparada e até "louco", desinformado e nada lê.  

Salvador, 18 de novembro de 2020.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário