Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

CARREIRA POLÍTICA OU JURÍDICA? (II)

Se você obteve o emprego através de concurso público, a depender dele, semelhantemente ao político, alcançará muitos proveitos, inexistentes nas atividades das empresas privadas ou das atividades que não exigem essa forma de acesso. Alguma carreiras, mesmo conquistadas através de concurso público, são penalizadas, porém a mais castigada, induvidosamente, é a classe dos professores. Portanto, se você buscar benefícios afaste-se do concurso para professor, pois além dos parcos salários, você poderá sofrer violência dos próprios alunos, na sala de aula, e não haverá providência contra o agressor. Infelizmente, chegamos à conclusão que, no Brasil, o professor é odiado pelas autoridades. Não se esqueça de que você não está na Suécia, mas no Brasil e nossa tradição é desvalorizar o professor, apesar do reconhecimento da utilidade de seu trabalho pela maioria da população. Muitos outros concursos públicos propiciam-lhe uma série de vantagens. O salário e os benefícios não são iguais ao cargo conquistado por meio dos votos, mas é altamente favorável a ter uma vida saudável e invejável. Nesta área, você passa pelos cargos de juiz, promotor, delegado de polícia, servidores no executivo, legislativo e judiciário. Qualquer uma delas alegrará sua vida.

Apontaremos aqui os louros de algumas carreiras, obtidas através de concurso público. Não se mostra fácil a escolha, pois indispensável saber se você vai adentrar pelo terreno do "jeitinho" brasileiro, que nada mais é do que fingir que não conhece a lei e praticar alguns atos que você não entende "ilícito", mas que é sim ilícito; o mais comum e que está muito presente na atualidade, porque domina os políticos, é a tal da rachadinha. Sem sombra de dúvida, se você pretende trilhar por este terreno corre para a carreira política, pois ali você terá um terreno enorme para praticar aqueles "jeitinhos" para conquistar tudo o que você e seus familiares querem. Fica advertido, entretanto, de que a mudança da Justiça poderá implicar em processos judiciais por práticas criminosas. Mas, a verdade é que, mesmo no Judiciário, registra-se alguns casos da rachadinha, prática importada do meio político. 

Já escrevi bastante sobre a carreira do magistrado e seus grandes benefícios; atualmente, o Ministério Público conseguiu vantagens semelhantes. Pois bem. O mais alarmante, mas que ainda se mantém, é a concessão de férias para o magistrado, o promotor de 60 dias. É uma aberração prevalecer esse favor; mas o pior é que além dos 60 dias de férias, o magistrado, o promotor têm direito a recesso de 15 dias no fim do ano, desfruta dos feriados nacionais e locais, criou o "enforcamento", consistente em fechamento do fórum numa segunda, porque feriado na terça ou numa sexta, porque feriado numa quinta feira; esta é uma sistemática adotada por alguns tribunais. As vantagens dessas carreiras e de outras conseguidas através de concurso público não se esgotam nas férias, porque há variedade enorme de auxílios e penduricalhos; goza de 50% como adicional de férias, além do próprio salário que é singular entre todas as carreiras que exigem concurso público. Ademais, o valor da aposentadoria dos concursados para o serviço público é bem superior ao que percebe a maioria dos trabalhadores do país. Após nomeado, a demissão de um concursado torna-se bastante difícil. Todos os concursados dos três poderes obtém regalias, inexistentes entre os funcionários de empresas privadas. Enfim, melhor e com maiores benefícios oferecidos pelo Judiciário, Executivo e Legislativo somente aqueles que conquistaram o poder através do voto.  

Salvador, 29 de novembro de 2020.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário