Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de novembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: DINAMARCA (XCIII)

A Dinamarca, cuja capital é Copenhague, situa-se no norte da Europa e limita-se ao norte e leste com o Mar Báltico, a oeste com o Mar do Norte, a sudoeste com a Suécia, ligada por uma ponte e ao sul com a Noruega e Alemanha. Possui 5.798.600 habitantes em área territorial de 43.094 quilômetros quadrados. 

O país é dividido em cinco regiões administrativas. É uma monarquia constitucional com sistema parlamentar de governo, com um governo central e em 98 municípios. Era unida à Noruega até 1814, quando passou a formar com a Suécia, até 1905; a partir de 1849 tornou-se uma monarquia constitucional. A Constituição do país estabelece que os membros da família real devem ser seguidores da Igreja Nacional da Dinamarca.

A Rainha Margarida II é a chefe de estado, titular de papel cerimonial; o poder executivo é exercido pelos ministros, inclusive o primeiro-ministro. O legislativo é o órgão supremo do reino, composto por 175 membros eleitos pela maioria proporcional, a cada quatro anos. O judiciário é independente dos outros poderes. 

São cidades principais: Copenhague, Aarhus e Odense. A religião mais praticada é o cristianismo, 88,7%, seguido do islamismo, 1,5%. Foi classificada como o país menos corrupto do mundo e o mais feliz. O sistema de saúde do país é universal e público. 

Na economia produz trigo, cevada e batata; na pecuária bovinos, suínos e aves; na mineração gás natural e petróleo; na indústria alimentícia, química e máquinas.

A Dinamarca lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário