Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

DECRETADA EMERGÊNCIA FACE AO CORONAVÍRUS

Hospital Huoshenshan em Wuhan

O governo baixou ato decretando estado de emergência em saúde pública, face a epidemia mundial do coronavirus. A medida cria o Centro de Operações de Emergências, responsável por articular políticas de prevenção ao avanço do virus, apesar de não haver nenhum caso confirmado no país. Foi enviado ao Legislativo o Projeto de Lei n. 23/2020, que autoriza a quarentena dos brasileiros que serão repatriados da cidade de Wuhan, na China. 

Por outro lado, o Banco JP Morgan em relatório emite o seguinte comunicado sobre o coronavirus, que arrefece o pavor criado com a doença. 

“O atual surto de virus registra 20 mil casos, 426 mortes e 621 pacientes recuperados. Isso resulta em uma taxa de mortalidade de 2%. No entanto, achamos importante examinar os números em detalhes. A província de Hubei, onde ficha Wuhan, tem 13.5 mil casos, com 414 mortes. O resto da China tem 6.5 mil casos, dos quais 11 fatais. Essa é uma divergência drástica de números, com taxa de mortalidade de 3% em Hubei e 0,1% no resto do país. Como todos lemos nas reportagens, os hospitais de Wuhan estão sob imenso estresse e os pacientes estão sendo internados com sintomas de pneumonia (para referência, a pneumonia comum, quando precisa de hospitalização, tem taxa de mortalidade de 10%). Outra referência é que Taiwan, neste ano, já registros 56 mortes por gripe suína. Portanto, não será uma surpresa se o virus for muito menos letal do que se teme e o surto passar simplesmente como ocorre com uma temporada normal de gripe em todo o mundo (que ainda tira a vida de dezenas de milhares de pessoas)." 


Nenhum comentário:

Postar um comentário