Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de maio de 2019

ITÁLIA, UMA GRANDE NAÇÃO!

A Itália tem 60.665.551 habitantes, tornando-se a quinta nação mais populosa da Europa, em área territorial de 301.338 km2. É uma república unitára, dividida em 20 regiões, estados no Brasil, e muitas províncias, ou municípios. A capital Roma foi centro político e religioso de toda a civilização ocidental como a capital do Império Romano e sede da Santa Sé. Foi fundada em 2700 anos atrás, tornando-se uma das cidades mais antigas da Europa e mais ricas em monumentos históricos. O Centro Histórico da cidade é o mais belo do mundo, visitado a cada ano por mais de 5 milhões de turistas. 

O Império Romano foi um dos maiores impérios da história mundial. Após a queda da influência da Itália sobre o mundo, o país foi invadido por tribos germânicas, a exemplo dos lombardos; mais tarde, no século XVI, o Renascimento teve seu auge na Itália; destacaram-se os artistas Leonardo da Vinci, Botticelli, Michelangelo, mas a Itália foi palco também do regime fascista, de Mussolini que propagou muita crueldade, através do nazi-fascismo. 

O Legislativo é composto pela Câmara de Deputados com 630 membros, e o Senado, 315, além de um sistema judiciário e do executivo, formado este por um conselho de ministros, liderado pelo primeiro-ministro. O presidente tem mandato de sete anos. 

A Itália participou ativamente das duas guerras mundias, liderada por Benito Mussolini, e através de suas milícias fascistas, conquistou o cargo de primeiro ministro da Itália, implantou a ditadura no país e, em 1935, invadiu a Etiópia, apoiou Franco, na guerra civil espanhola e, finalmente, aliou-se a Adolf Hitler. Somente em setembro/1943 a Itália se rendeu, mas deixou quase meio milhão de italianos mortos nos conflitos. Em 1946 foi abolida a monarquia e instaurada a República. 

Depois da Segunda Guerra Mundial, a agricultura cedeu lugar para as indústrias e o país tornou-se grande exportador. É desenvolvido e situa-se na oitava posição no quesito de qualidade de vida do mundo. A Itália é o maior produtor de vinho, importante inovadora de automóveis e de eletrodomésticos. O turismo cresceu bastante e contribui para a economia nacional. É o quinto país mais visitado do mundo. Veneza é única no planeta e Florença é fonte de arte, cultura e arquitetura. 

Roma conta com 2.8 milhões de habitantes e há inúmeros destinos para o turista, mas a Fontana di Trevi, imortalizada na obra "A Doce Vida", do cineasta italiano Federico Fellini, mostra-se um dos pontos mais visitados; é uma fonte com 26 metros de altura por 20 metros de largura, construída em 1761 e onde o turista jogava uma moeda com a esperança de retornar a Roma; hoje já não se admite este costume. 

A religião Católica Romana exerceu grande influência na vida política e social dos italianos e continua sendo professada por cerca de 90% da população. O Vaticano é a sede mundial da Igreja Católica, desde o século III, quando o bispo de Roma tornou-se supremo e recebeu o título de papa. 

Em 1978, o líder democrata-cristão, Aldo Moro foi assassinado e, nos anos 1990, o país foi submetido a grandes transformações com o combate à corrupção, liderado pelo movimento denominado de Operação Mãos Limpas que promoveu reformas radicais. Em seguida, o magnata Silvio Berlusconi liderou um movimento de centro-direita e levou o país a significativa estagnação econômica. 

O uso das línguas românticas, derivadas do latim, o alfabeto, a religião, o sistema numérico e o calendário ocidental foram adotados no mundo ocidental por influência da Itália. 

Os Estados independentes, Vaticano, 3,2 km, e San Marino, 39 km., ficam no interior da Itália. 

Roma, 13 de maio de 2019. 

Antonio Pessoa Cardoso 
Pessoa Cardoso Advogados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário