Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (LXXII)

AUTORIDADES ESPERAM INFORMAÇÕES DE ALIADO DE PUTIN

O governo da Ucrânia publicou ontem à tarde, a prisão do deputado pró-Rússia, Victor Medvedchuk, melhor amigo de Putin e cotado para substituir o presidente Volodymyr Zelensky, se a Rússia vencesse a guerra que trava com a Ucrânia. Medvedchuk estava fugido da prisão domiciliar, desde fevereiro, e foi encontrado pelo serviço de inteligência da Ucrânia. Zelensky classifica o foragido como "traidor". As autoridades ucranianas esperam obter "informações interessantes e detalhadas" sobre os preparativos da Rússia para a guerra.    

IATE DE PUTIN

O iate de Vladimir Putin está registrado em nome de uma empresa de fachada, mas pertence ao carniceiro, segundo descobertas do dissidente russo Alexis Navalny. Ele disse que quase todos da tripulação eram empregados pela equipe de segurança de Putin, o Serviço de Proteção Federal. O capitão britânico do Scheherazade indagado sobre a propriedade da embarcação, respondeu: "acordo de confidencialidade não me permite informar". O iate é gigantesco; mede 459 pés de comprimento, ou seja 150 metros; dois helipontos com hangar, enorme sala de estar e jantar, piscina e três saunas, avaliado em US$ 700 milhões. E mais o Scheherazade estava atracada desde setembro/2021, na Marina di Carrara e a polícia financeira italiana abriu inquérito. Afinal, o iate de Putin foi confiscado.

RÚSSIA ANUNCIA PRISÃO DE MILITARES UCRANIANOS

Ainda não se sabe sobre a veracidade da informação do Ministério da Defesa da Rússia, anunciando a rendição, na cidade portuária de Mariupol, de "1.026 militares ucranianos da 36ª brigada de infantaria da Marinha". Os carniceiros afirmam também que 150 militares ficaram feridos e foram tratados no hospital de Mariupol. A guerra está situada na região costeiro do Mar de Azov, porque liga a região de Donbass à península da Crimeia, anexada pelos russos em 2014. Enquanto não houver confirmação não se pode acreditar na informação, porquanto a arma dos russos situa-se no fake news.  

OS ESTUPROS SE SUCEDEM 

Um soldado russo estuprou e matou uma mulher, 40 anos. Ela foi retirada de casa e conduzida para outro imóvel vizinho, em um quarto bem decorado, com papel de parede e uma cama com cabeceira dourada, mas agora ensanguentada no colchão e no edredom. Há um bilhete no quarto, escrito com batom: "Torturado por desconhecidos, enterrado por soldados russos". Soldados russos informaram que a mulher "foi estuprada e que teve a garganta cortada ou esfaqueada, e ela sangrou até a morte. Eles disseram que havia muito sangue". A mulher foi enterrada em uma cova no jardim da casa. A polícia exumou o corpo e constatou que a mulher estava sem roupas e com um corte longo no pescoço. 

RÚSSIA USA BOMBAS DE FÓSFORO

O presidente da Ucrânia, Valodomy Zelensky acusou a Rússia de usar bombas de fósforo. Um novo ataque com mísseis em Donetsk danificou um bloco de moradias civis em Cherkasy e deixou 7 feridos. O chefe da administração militar da Ucrânia, Pavlo Kyrykenko, declarou que "a principal tática da Rússia agora é matar e aterrorizar civis, à luz de seu fracasso militar na Ucrânia". As cidades de Avdiivka e Velyka Novosilka, na região de Donetsk, foram alvos dos ataques contra prédio residenciais,  infraestrutura urbana e uma casa particular.  

FINLÂNDIA, NOVO ALVO DOS RUSSOS

Forças russas estão a caminho da Finlândia, simplesmente, porque o país busca ingresso na Otan; depois da invasão da Ucrânia, a Finlândia condenou a invasão e os russos não gostaram, daí porque estão promovendo atos iniciais de guerra. Vladimir Putin não quer que a Finlândia filie a Otan, motivo da guerra com a Ucrânia. Finlândia e a Suécia poderão integrar a Otan ainda neste ano, mais por temos dos russos; a participação da Otan garante a todos, através do artigo 5: um ataque contra um membro da Otan tem que ser respondido por todos seus 30 países membros. Afinal, a Finlândia tem 1.340 quilômetros de fronteira com a Rússia. A grande maioria da população ouvida manifestou pela filiação, no percentual de 84%, número que antes da invasão da Ucrânia era de 25%.       

Salvador, 13 de abril de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário