Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

FESTIVAL DE BESTEIRAS QUE ASSOLAM O JUDICIÁRIO, FEBEAJU (CCXXII)

O Tribunal Superior Eleitoral iniciou na segunda feira, 22, o Teste Público de Segurança 2021 do Sistema Eletrônico de Votação; foram convocados 26 investigadoras e investigadores para executar 29 ataques simulados aos hardwares e aos sistemas que serão utilizados nas eleições do próximo ano; os profissionais são denominados de "hackers do bem", e contribuirão para buscar aferir a seriedade da apuração do pleito. Os trabalhos prosseguirão até a sexta feira, 26/11, e qualquer cidadão pode acompanhar através do canal eleitoral no YouTube. O TSE fornece aos participantes os códigos-fonte dos sistemas eleitorais para que eles possam verificar eventuais vulnerabilidade nos sistemas. O ministro presidente, Roberto Barroso, esclareceu que a descoberta de falhas provocarão imediata correção; assegurou que o TPS é o segundo momento do Ciclo de Transparência das Eleições, antecedido pelo primeiro, que aconteceu em outubro, com a abertura dos códigos-fonte; frisou Barroso que os partidos e entidades fiscalizadora têm a oportunidade de acesso para conhecer e ver o programa. Registre-se que esse Teste Público acontece desde o ano de 2009, sempre um ano antes da eleição. Os participantes do Teste Público têm acesso aos componentes internos e externos da urna.

Assim, diferentemente da pregação do presidente da República, Jair Bolsonaro, o sistema eleitoral brasileiro é cercado de muita cautela e prudência, mas o incompreensível é que, nesses dias de Teste Público de Segurança, os políticos pouco aparecem e nem mandam representantes para ver e questionar o sistema. O mais cabalístico é a ausência de representação da presidência para constatar e anunciar eventuais inseguranças. Diante deste quadro, o presidente "berrou", assegurando que tinha provas bombásticas sobre fraudes nas eleições de 2014 e 2018; sem o mínimo constrangimento deixou passar datas e teve o desplante de noticiar que não tinha prova e caberia ao TSE demonstrar a seriedade das apurações e dos resultados. Bolsonaro ainda declarou: "pessoas que, no dia das eleições, foram votar e o nome do seu candidato não apareceu na tela. O desmentido veio do TRE/MG que analisou as imagens e comprovou que se tratava de montagem, além de indícios de edição". Outras bestialidades disse o presidente: "Agora, quem não quer mudar o sistema é porque tem certeza que o voto não auditável servirá para eleger quem não tem voto". 

Depois de toda essa barafunda, o "doente mental" reaparece, no dia 22/11/, no cercadinho, onde reune seus militantes, para afirmar que a urna eletrônica é quase 100% segura; falou que fica "quase impossível" de ter fraude na urna eletrônica. Assim, com esse panorama, juntado com tantos outros, a exemplo, das notícias que o presidente difundiu sobre a pandemia, como confiar em um homem deste perfil para governar o país. Não tem ética, é incompetente, mentiroso, e agora juntou com um grupo, o Centrão, que vai afundar ainda mais a economia do Brasil. 

O TSE está de parabéns pela realização de mais um Teste Público de Segurança 2021 e nossos constrangimentos em termos tantas patacoadas, originadas do presidente da República!    

Salvador, 24 de novembro de 2021.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário